Farmacêuticos de São José do Rio Preto são capacitados para aplicação do método clínico

 

Capacitação em São José do Rio Preto contou com a participação de 65 farmacêuticos que atuam na rede municipal de saúde (Créd.: Prefeitura de São José do Rio Preto)Capacitação em São José do Rio Preto contou com a participação de 65 farmacêuticos que atuam na rede municipal de saúde (Créd.: Prefeitura de São José do Rio Preto)

São Paulo, 6 de julho de 2023.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José do Rio Preto promoveu no dia 26 de junho a capacitação “Introdução e Aplicação do método clínico para o Cuidado Farmacêutico” para 65 farmacêuticos que trabalham na rede municipal. O objetivo é qualificar a clínica farmacêutica já oferecida em todos os serviços de saúde do município.

Na avaliação da Dra. Carmen Lígia Firmino Marques, chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, a qualificação é importante uma vez que reforça o papel do farmacêutico como profissional capacitado para avaliação da farmacoterapia utilizada pelo paciente.

“Muitas vezes, os pacientes procuram os serviços de saúde queixando-se de que o medicamento não faz efeito ou se sentem mal quando tomam. Por isso, é importante ter habilidades clínicas para identificar os problemas que o paciente apresenta em relação ao tratamento prescrito e auxiliá-lo a resolver cada um, de forma que ele tenha o máximo proveito dos medicamentos utilizados”, afirmou.

Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira ministrou o tema Introdução e Aplicação do Método Clínico para o Cuidado FarmacêuticoProf. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira ministrou o tema Introdução e Aplicação do Método Clínico para o Cuidado Farmacêutico

A capacitação para os farmacêuticos foi ministrada pelo professor-associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto), Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, por meio da parceria entre a Secretaria de Saúde de Rio Preto e o CRF-SP. Ele explica o que é abordado neste módulo introdutório: “Discutimos os conceitos da farmácia clínica, do cuidado farmacêutico e aproveito para demonstrar a importância da aplicação correta do método clínico que é o coração da consulta farmacêutica”.

Vice-presidente do CRF-SP, a Dra. Luciana Canetto lembra que a assistência farmacêutica de Rio Preto sempre foi uma referência para o Conselho. "Sabemos que é por meio do cuidado farmacêutico que desenvolvemos a melhor forma de se inserir na equipe multidisciplinar e mostrar o nosso trabalho, oferecendo cuidado e acompanhamento farmacêutico”.

O delegado-adjunto de São José do Rio Preto, Dr. Anderson José de Almeida, participou da capacitação no municípioO delegado-adjunto de São José do Rio Preto, Dr. Anderson José de Almeida, participou da capacitação no município

 

Renata Gonçalez (com informações da Prefeitura de São José do Rio Preto)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.