CRF-SP lamenta a morte do farmacêutico Dr. Luiz Cavalcante

 

Dr. Luiz Cavalcante tinha 76 anos e se dedicava à área de consultoria Dr. Luiz Cavalcante tinha 76 anos e se dedicava à área de consultoria

 

São Paulo, 3 de julho de 2023.

É com pesar que o CRF-SP comunica a morte do farmacêutico Dr. Luiz Cavalcante, aos 76 anos, na sexta-feira, 30/06.

Formado em 1973 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP de Ribeirão Preto, especializou-se em Farmácia Hospitalar. No entanto, foi na Farmácia magistral que Dr. Luiz encontrou sua verdadeira vocação. Muitas foram as palestras para farmacêuticos, médicos, odontologistas e nutricionistas em diversas entidades.

No CRF-SP, era membro do Grupo Técnico de Trabalho Sênior desde 2012, ano de sua criação. Pelos feitos como farmacêutico foi homenageado com o recebimento da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, em 2017, ao lado de personalidades como o ex-deputado Carlos Neder e a farmacêutica Suely Vilela, ex-reitora da Usp.

Na ocasião, Dr. Luiz fez questão de ressaltar que eram 44 anos de uma carreira ininterrupta. “Quando criança trabalhei em uma farmácia em Teófilo Otoni e o farmacêutico fazia tintura de iodo, mercúrio cromo. O meu trabalho era lavar os vidrinhos de penicilina e esterilizar, ele fazia e eu só embalava. Ele fazia naqueles cálices de porcelana, colocava o rótulo com carimbo, um papel manteiga e codornet para dar um nó. Eu me sentia entusiasmado por ajudar a fazer remédio, isso me despertou para escolher a Farmácia, dou graças a Deus ter passado e se outra vez eu tivesse de escolher ou se dez vezes eu viesse a esse mundo, dez vezes eu seria farmacêutico”.

Em Campinas, foi pioneiro ao lançar o livro “Manual da Farmácia Magistral Veterinária”, ao lado das também farmacêuticas Dra. Camila Moroti Gabardo e Dra. Renata D´Aquino Faria Piazera. A publicação foi a primeira a conter informações sobre a farmácia magistral aplicada à veterinária não apenas com formulações, mas legislação, contexto histórico (área em que Dr. Luiz se destacava por ser grande conhecedor da profissão farmacêutica), medicamentos que pode ou não serem administrado em animais, principalmente gatos que têm muitas restrições.

O CRF-SP enaltece todo o trabalho e dedicação do Dr. Luiz Cavalcante ao longo dos anos de carreira e reforça as condolências à família e amigos. 

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.