CRF-SP e Febrafar debatem como implementar ferramentas de Gestão Eficiente em Farmácias e Drogarias

Dr. Edison Tamascia (presidente da Febrafar); Ney Henrique Santos (diretor de Inovação da Febrafar); Dr. Rogério Lopes Junior (diretor 2º secretário da Febrafar); e Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP)Dr. Edison Tamascia (presidente da Febrafar); Ney Henrique Santos (diretor de Inovação da Febrafar); Dr. Rogério Lopes Junior (diretor 2º secretário da Febrafar); e Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP)

São Paulo, 2 de junho de 2023.

Com o intuito de esclarecer dúvidas sobre como implementar ferramentas eficientes de gestão em farmácias e drogarias visando alavancar os negócios, o CRF-SP e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) promoveram na noite de ontem (1º), na capital, um ciclo de palestras com a participação de farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos farmacêuticos.

Na abertura do evento, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, destacou a importância da parceria entre as duas entidades e reiterou que o Conselho é apoiador de iniciativas que fomentam e incentivam o empreendedorismo das redes associativistas e independentes de Farmácia.

“Pretendemos dar continuidade a essa parceria e levá-la para outras regiões, pois o Estado de São Paulo congrega muitos empreendedores que podem se beneficiar dessa estrutura que a Febrafar oferece”, disse o presidente do CRF-SP. Em sua avaliação, o modelo associativista “é um meio viável por permitir sustentabilidade e sobrevivência ao setor”.

Dr. Adriano Falvo (secretário-geral do CRF-SP); Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); e Dr. Edison Tamascia (presidente da Febrafar)Dr. Adriano Falvo (secretário-geral do CRF-SP); Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); e Dr. Edison Tamascia (presidente da Febrafar)

“Enquanto gestores do Conselho, sabemos que este modelo é o que oferece melhores condições para o farmacêutico independente que precisa sobreviver, crescer e traçar perspectivas para o futuro. Isso empodera os farmacêuticos e abre horizontes, inclusive para os que hoje são empregados, mas adquiriram conhecimentos e têm o desejo de empreender; nesse sentido, o associativismo pode vir a ser um bom caminho rumo ao sucesso”, declarou o Dr. Polacow.

O Dr. Adriano Falvo, secretário-geral, e a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, também participaram do evento e mediaram as apresentações.

Os desafios e as oportunidades do varejo farmacêutico foram tema da apresentação do presidente da Febrafar, Dr. Edison Tamascia, que também detalhou o trabalho da entidade que foi fundada há 23 anos e possui atualmente 61 redes de farmácias em todo o país, com mais de 14 mil lojas associadas.

“Somos uma associação que ajuda a administrar o varejo independente. O Conselho, como representante da classe e que também possui muitos empresários inscritos, nos procurou e, então, tivemos a ideia de apresentar esse suporte de forma estruturada porque entendemos que é muito difícil uma farmácia independente trabalhar nos dias atuais de forma isolada, sem o auxílio de uma associação, de algum agrupamento maior”, afirmou o Dr. Edison.

O diretor de Inovação da Febrafar, o executivo Ney Henrique Santos, juntamente com o diretor e segundo secretário, Dr. Rogério Lopes Junior, que é farmacêutico, abordaram um painel sobre as soluções da Febrafar como alavanca de sucesso para o varejo. Para Ney, é preciso lembrar que o papel crucial do empresário é tomar decisões e, quando se cria uma camada de informações antes desse processo, a tendência é de que ele sempre tome decisões mais assertivas.

Ney Henrique Santos (diretor de Inovação da Febrafar) e Dr. Rogério Lopes Junior (diretor 2º secretário da Febrafar)Ney Henrique Santos (diretor de Inovação da Febrafar) e Dr. Rogério Lopes Junior (diretor 2º secretário da Febrafar)

“Quando falamos em ferramentas para alavancar o sucesso, nosso trabalho é muito voltado à gestão, ao empreendedorismo e à digitalização, que são ferramentas que podem ser utilizadas em decisões que o empresário toma diariamente e que ele pode tomar baseado em dados e informações, e não com base em seus sentimentos e percepções, apenas no ‘automático’”, ressaltou o executivo.

Já o Dr. Rogério enfatizou que, sendo farmacêutico e empresário, portanto, possuindo o ponto de vista de ambos os lados, são muitos os empresários de pequeno e médio porte que compartilham das mesmas necessidades que ele. “Sou, inclusive, ministrante de cursos do CRF-SP e sempre conversei com muita gente. A demanda por ferramentas de gestão, maior aproximação com as indústrias e com os PBM (Programas de Benefícios de Medicamentos), que são soluções que estão ao alcance das grandes redes, é grande e a Febrafar oferece isso por meio do associativismo”.

Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP); Dr. Adriano Falvo (secretário-geral do CRF-SP); e Dr. Edison Tamascia (presidente da Febrafar)Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP); Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP); Dr. Adriano Falvo (secretário-geral do CRF-SP); e Dr. Edison Tamascia (presidente da Febrafar)

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!