Reunião aproxima demandas farmacêuticas da nova Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Da esq. p/ dir.: Dra. Reggiani Schinatto, Dr. Edson Rogatti, Dra. Alexandra Mariano Fidêncio, Dr. Marcelo Polacow e Dra. Priscila DejusteDa esq. p/ dir.: Dra. Reggiani Schinatto, Dr. Edson Rogatti, Dra. Alexandra Mariano Fidêncio, Dr. Marcelo Polacow e Dra. Priscila DejusteSão Paulo, 16 de fevereiro de 2023.

A diretoria do CRF-SP se reuniu nesta quarta-feira (15) com representantes da Secretaria de Saúde de São Paulo, numa iniciativa de aproximação, levar uma pauta de temas de interesse da categoria farmacêutica e contribuir com a estratégia de saúde pública da nova gestão do Estado.

Dr. Marcelo Polacow Bisson, presidente do CRF-SP, colocou o Conselho à disposição para apoiar a secretaria e ofereceu uma lista de temas que podem ser trabalhados conjuntamente, como segue:

- apoio a eventual projeto de implantação, produção e regulamentação de medicamentos à base de cannabis, de acordo com a Lei Estadual nº 17.618, de 31/01/2023, que institui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol;

-  alerta sobre a falta de medicamentos em farmácias públicas e privadas, após três levantamentos realizado pelo CRF-SP, e informe técnico publicado em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, para dar suporte a gestores e farmacêuticos a respeito do desabastecimento de medicamentos;

- apoio na elaboração de uma portaria, protocolo ou lei estadual que permita ao farmacêutico a prescrição das Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP), a exemplo da Portaria publicada pelo município de São Paulo (Portaria PM-DST/AIDS nº 364/2020;

- apresentação do projeto de capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS para que os farmacêuticos possam atuar clinicamente, a exemplo do que já é realizado em vários municípios, com também outras capacitações para os farmacêuticos, tanto da assistência, como das Vigilâncias Sanitárias, e apoio do Comitê de Apoio da Saúde Pública (Casp), um programa que oferece suporte e planejamento da gestão da assistência farmacêutica;

- ênfase na importância das ações fiscais conjuntas entre CRF-SP e Centro de Vigilância Sanitária (CVS).

O CRF-SP foi representado ainda pela Dra. Priscila Dejuste, coordenadora dos grupos técnicos de suplementos alimentares do CFF e CRF-SP, e Dra. Reggiani Schinatto, gerente geral do CRF-SP. O grupo foi recebido pelo assessor especial da secretaria de saúde, Dr. Edson Rogatti, e pela coordenadora da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Dra. Alexandra Mariano Fidêncio, que irão encaminhar as demandas para o secretário de Saúde, Eleuses Paiva.

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.