Workshop apresenta nova resolução que regulamenta atribuições do farmacêutico na indústria farmacêutica  Workshop apresenta nova resolução que regulamenta atribuições do farmacêutico na indústria farmacêutica São Paulo, 14 de outubro de 2022.

O CRF-SP e o CFF realizaram na manhã desta quinta-feira (13), na sede do Conselho, o “Workshop Nova Resolução CFF 734/2022”, um encontro voltado para farmacêuticos e responsáveis técnicos que atuam em indústria farmacêutica. As apresentações foram feitas pelo grupo de trabalho de indústria farmacêutica do CFF, equipe que ajudou a construir a nova normativa para o setor.

Publicada em agosto passado, a Resolução CFF 734/2022 entrará em vigor no mês de novembro e o evento teve objetivo de apresentar as principais atualizações e esclarecer as dúvidas sobre os impactos que a nova normativa trará ao setor. Além do evento voltado para profissionais da indústria, o grupo composto por Dr. Poatã Casonato, Dr. Alexandre Buchalla, Dr. Gustavo Mendes e Dr. Daniel Jesus também se reuniu com os fiscais do CRF-SP, para orientar quais serão as exigências que precisarão ser observadas durante as inspeções.

A nova resolução define e regulamenta as atividades do farmacêutico atuando na indústria farmacêutica, respeitadas as atividades afins com outras profissões e que o exercício da profissão farmacêutica é de competência privativa do farmacêutico. Define ainda a responsabilidade e gestão do processo de fabricação e procedimentos para autorização e manutenção dos medicamentos.Da esq. p/ dir.: Dr. Marcelo Polacow, Dr. Leoberto Costa Tavares e Dr. Poatã CasonatoDa esq. p/ dir.: Dr. Marcelo Polacow, Dr. Leoberto Costa Tavares e Dr. Poatã Casonato

Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, que participou da mesa de abertura do evento, ressaltou a importância da indústria para atuação dos farmacêuticos. “Quando iniciamos a nossa gestão no Conselho havia um planejamento para estimularmos a área de indústria e o grupo técnico foi reformulado. Entendemos que o eixo tecnológico da profissão ficou defasado a partir dos anos 2000. Verificamos uma relativa perda de âmbito dentro da indústria e entendemos a necessidade de focar na valorização desse eixo tecnológico, já começando na formação do profissional. Por isso convidamos para esse evento representantes das entidades para discutirmos esse projeto e avançarmos na área industrial farmacêutica”, observou.

Para o Dr. Leoberto Costa Tavares, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Indústria do CRF-SP, e um dos participantes da mesa de abertura do evento, a apresentação cumpriu o objetivo. “Creio que o encontro gerou discussões que contribuíram para o entendimento da nova resolução, seus desdobramentos, relações com outros conselhos, Sindusfarma e demais entidades. Agora o desafio é colocar em prática as atualizações da resolução, o que será facilitado pelas discussões que vão suscitar a partir daqui”, avaliou.Da esq. p/ dir.: Dr. Daniel Jesus, Dr. Gustavo Mendes e Dr. Alexandre BuchallaDa esq. p/ dir.: Dr. Daniel Jesus, Dr. Gustavo Mendes e Dr. Alexandre Buchalla

A apresentação principal sobre a normativa ficou a cargo do Dr. Alexandre Buchalla, que ressaltou sua satisfação em representar os farmacêuticos da indústria pelo CFF e dos desafios de atualizar a norma, num trabalho de aproximadamente três anos. “Nós sabíamos que iria gerar dúvidas, mas nosso papel aqui é fomentar o conhecimento, explicar os motivos da atualização na resolução e trazer o farmacêutico para perto da gente, mostrando o ganho que eles terão com isso. Começamos em Goiás, estamos aqui em São Paulo, em novembro nós vamos para Minas Gerais e Rio de Janeiro. No começo do ano que vem vamos promover esse encontro nacional com todos os conselhos e indústrias para fechar o treinamento da nova resolução”, explicou o palestrante.

Dr. Gustavo Mendes, que também participou do workshop destacou a importância da atualização da norma. “O farmacêutico é um profissional estratégico para a indústria garantir que os produtos tenham segurança, eficácia e qualidade. A resolução anterior era antiga e precisava reforçar as novas tendências e a importância do farmacêutico em áreas estratégicas da indústria. Neste momento estamos compartilhando informações com os atores da indústria, inspetores e fiscais dos CRFs para colher informações, esclarecer dúvidas e ouvir feedback. O grupo vai continuar trabalhando nisso e fazer valer a importância do farmacêutico nessas áreas fundamentais”, disse.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!