Levantamento do CRF-SP constata desabastecimento de IFAs nas indústrias, importadoras e distribuidoras

 

São Paulo, 8 de setembro de 2022.

Após dois levantamentos do CRF-SP constatarem o desabastecimento de medicamentos em farmácias e drogarias, desta vez, os dados confirmaram a falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas indústrias, importadoras e distribuidoras.

Por meio de um questionário disponibilizado no portal e redes sociais do CRF-SP, os farmacêuticos informaram quais IFAs estão em falta, além de relatarem os principais motivos para o desabastecimento de itens necessários para a produção de medicamentos. Ao todo foram 88 respostas válidas colhidas de 12 a 31 de agosto de 22, sendo que a maior parte dos respondentes (92,05%) atua em estabelecimentos privados.

Independentemente da natureza jurídica, 64,77% dos farmacêuticos que responderam ao questionário relataram sofrer com o desabastecimento de algum dos itens mensurados no levantamento, sendo que 55,68% informaram o desabastecimento de IFAs, 17,05% de excipientes e 12,50% de insumos para manutenção de máquinas.

Quanto aos IFAs, os relacionados à produção de antimicrobianos, analgésicos e antialérgicos foram os mais citados. Em relação aos motivos destacados para o desabastecimento estão a escassez de mercado (citada em 69,32% das respostas), preço alto impraticável (39,77%), falha do fornecedor (30,68%) e alta demanda não esperada (29,55%). Em 3,41% das respostas houve a menção de conflitos de guerra como um dos motivos.

Confira o levantamento na íntegra

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.