São Paulo sedia o Encontro dos Diretores dos Conselhos de Farmácia para o fortalecimento da profissão farmacêutica

Dr. Adriano Falvo, secretário-geral; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dr. Luciana Canetto, vice-presidente e Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SPDr. Adriano Falvo, secretário-geral; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira; Dr. Luciana Canetto, vice-presidente e Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP

São Paulo, 19 de agosto de 2022.

O CRF-SP foi o anfitrião do Encontro dos Diretores dos Conselhos de Farmácia, nos dias 18 e 19 de agosto, na capital. Durante os dois dias, os presidentes, vice-presidentes, secretários-gerais e diretores-tesoureiros dos conselhos de Farmácia do país apresentaram iniciativas, debateram sobre procedimentos, sugeriram alterações e novas ações para promover o melhor acesso aos serviços de cada entidade, assim como fortalecer a profissão farmacêutica nos mais diferentes aspectos.

No primeiro dia, os diretores foram divididos por cargo e, em cada sala, trocaram experiências, por meio da discussão sobre os assuntos de responsabilidade de cada área como as teleconsultas farmacêuticas; interface com parlamentares; solicitação de exames laboratoriais por farmacêuticos, alguns dos assuntos que foram debatidos pelos presidentes. Já os vice-presidentes abordaram questões relacionadas à padronização e definição de estratégias da fiscalização nos Estados.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, comentou a dinâmica do encontro realizado em São Paulo. “Essa reunião inicialmente era um encontro de presidentes. Em fevereiro já tivemos o encontro em Maceió, em que incorporamos os vice-presidentes. Nós entendemos que aqui em São Paulo para avançar seria necessário a participação dos demais diretores. Então, nós, de maneira pioneira, iniciamos esse trabalho de fazer a reunião entre presidente, vice-presidentes, diretores-tesoureiros e secretários-gerais, neste formato que possivelmente irá continuar. Tivemos uma representatividade muito boa! ”

Presidentes dos conselhos regionais de Farmácia de diversas partes do Brasil Presidentes dos conselhos regionais de Farmácia de diversas partes do Brasil

A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, que coordenou os trabalhos na sala que debateu as ações sobre fiscalização, fez um balanço do Encontro:  “A palavra de ordem foi a padronização das ações. Isso foi importante para o amadurecimento dos sistemas dos conselhos para que possamos de fato ajudarmos uns aos outros e para que a profissão farmacêutica seja cada vez mais fortalecida e as ações de fiscalização realmente atendam às necessidades do colega e reflitam no bom serviço prestado à população. ”

Vice-presidentes de diversos conselhos regionais de Farmácia Vice-presidentes de diversos conselhos regionais de Farmácia

Os secretários-gerais conheceram a experiência do CRF-SP com os atendimentos presenciais e via eletrônica, o funcionamento dos Grupos Técnicos de Trabalho e ainda debateram assuntos como recursos humanos, prazos de certidões de regularidades, entre outros. Os diretores-tesoureiros trocaram informações sobre uniformização dos registros, procedimentos e rotinas, fundo de assistência, entre outros.

Secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, que coordenou os trabalhos desta área, afirmou: “Os secretários-gerais trabalharam muito a questão do atendimento nos CRFs. A discussão foi muito produtiva, dessa forma melhorando o atendimento e compartilhando materiais entre os conselhos e também o trabalho de constituição e gerenciamento dos grupos técnicos de trabalho. Demonstramos durantes esses dois dias, juntamente com os outros conselhos regionais do país, as experiências positivas de São Paulo, como a elaboração de notas técnicas e pareceres que subsidiam consultas públicas e assuntos que são de importâncias para a profissão”. 

Secretários-gerais de diversos conselhos regionais de Farmácia do país Secretários-gerais de diversos conselhos regionais de Farmácia do país

A presidente do CRF no Ceará, Dra. Arlândia C. Lima Nobre de Morais, ressaltou a relevância do encontro. “Quero agradecer ao CRF-SP por essa oportunidade ímpar de troca de experiências. A ideia é criar estratégias que possam ser executadas em cada regional aplicando-se à realidade, buscando mais uniformidade e, principalmente, permitindo a troca de experiências exitosas, quer seja na parte de gestão, inspeções, governança que é algo extremamente relevante nesses momentos em que a gente precisa lidar com vários aspectos, inclusive no cenário atual em que muitas ameaças rondam a profissão farmacêutica, a questão da venda de medicamentos nos supermercados é uma delas e esse momento é importante para facilitar as alianças”.

Diretores-tesoureiros de diversos conselhos regionais de Farmácia do país Diretores-tesoureiros de diversos conselhos regionais de Farmácia do país

Dr. Reginaldo Costa, vice-presidente do CRF do Amazonas, enfatizou a troca de experiências. “Embora seja o mesmo sistema CFF e CRFs, temos regionalidades distintas, então, esses encontros propiciam o alinhamento. São importantes para que a gente possa dialogar e expor nossas deficiências e acertos. Somos em torno de 4 mil farmacêuticos no Amazonas, estamos em processo de evolução, a população já busca o farmacêutico para tirar dúvidas. Os municípios também estão se esforçando para a contratação desses profissionais no serviço público, isso nos deixa alegres, pois mostra a atuação do CRF”.

Dr. Adriano Falvo; Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow ressaltaram a importância do encontro Dr. Adriano Falvo; Dra. Luciana Canetto e Dr. Marcelo Polacow ressaltaram a importância do encontro

A Dra. Jorgete Carneiro Chaves, secretária-geral do CRF do Pará, destacou: “por ser nosso primeiro mandato, esse encontro é importante para atualizar informações, acompanhar as novas legislações e tentar harmonizar de uma forma geral os conselhos em todo o país. Somos em torno de 9 mil farmacêuticos ativos, temos uma dificuldade que é a distância entre os municípios, as dificuldades de acesso, rios e torna o trabalho mais complicado. Temos tentado estar presentes em todos os municípios, fazendo com que o trabalho seja mais homogêneo”.

Dr. Luís Fagundes, diretor-tesoureiro do CRF no Rio Grande do Norte, enfoca o aprimoramento das áreas. “Esse contato com colegas que fazem parte da diretoria de outros conselhos é para unificar ações em nível Brasil e com um objetivo comum que é a melhoria da profissão farmacêutica. No Estado temos mais de 5 mil farmacêuticos ativos, além de termos um programa atuante de educação continuada para capacitar os farmacêuticos da capital e interior”.

Presente no Encontro, secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Gustavo Pires, ressaltou a importância de os conselhos regionais se reunirem periodicamente para se organizar e fazer essa troca de experiências. “Como foi muito dito aqui, nós somos um sistema, e o sistema engloba todos os conselhos regionais e o Conselho Federal. Então, temos sempre de estar dialogando, nos organizando e nos preparando. Planejamento é a palavra-chave que ouvi aqui. Precisamos nos planejar para que nosso dia a dia fique mais fácil para que possamos conseguir executar nossas funções com uma facilidade maior, de forma organizada. E quem ganha com tudo isso é a sociedade”.

 

Renata Gonçalez e Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.