Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, fala sobre a oxicodona ao UOL

 

 

São Paulo, 19 de agosto de 2022

O portal de notícias Uol abordou em sua última coluna ‘QUAL É O REMÉDIO – Um guia dos principais medicamentos que você usa’ o medicamento oxicodona.

A oxicodona é um analgésico classificado como opioide e tem indicação para todo tipo de dor moderada a intensa, que tem seu efeito decorrente do bloqueio dos sinais de dor que são enviados ao corpo. Dado o seu perfil de efeitos colaterais, o medicamento deve ser usado pelo menor tempo possível. O medicamento só é dispensado mediante prescrição médica que deve ser retida pela farmácia.

A diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Marini, participou da edição e abordou as vantagens e desvantagens do medicamento.

Ela explicou que a maior vantagem da oxicodona é que ela é efetiva no alívio de um tipo de dor que não responde ao tratamento com analgésicos menos potentes. Apesar disso, a especialista destaca que seus efeitos colaterais exigem monitoramento cuidadoso, principalmente nos primeiros dias da terapia ou quando é preciso alterar a dosagem.

"Encontrar a dose certa para cada paciente pode ser uma tarefa difícil para os médicos. Doses inadequadas têm o potencial de provocar reações indesejadas, como a supressão da respiração (depressão respiratória), que pode ser fatal, sem falar das suas características que a tornam viciante —o que aumenta o risco de abuso", acrescentou.

 

Clique aqui e confira o texto na íntegra.

 

Monica Neri (Fonte: UOL)
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.