Mais de 2.200 farmacêuticos apontam falta de antibióticos, mucolíticos, anti-histamínicos e analgésicos

 

São Paulo, 10 de agosto de 2022.

Um novo levantamento do CRF-SP sobre o desabastecimento de medicamentos nas farmácias públicas e privadas do Estado de São Paulo aponta que mais de 98% dos farmacêuticos participantes continuam alegando que medicamentos como antibióticos, mucolíticos, anti-histamínicos e analgésicos estão entre os mais em falta.

O levantamento, realizado de 19/07 a 30/07, apontou que 98% dos farmacêuticos participantes relataram a falta de medicamentos antimicrobianos como amoxicilina, azitromicina, cefalexina e Ciprofloxacino; mucolíticos como acetilcisteína, bromexina, carbocisteína e ambroxol; anti-histamínicos como dexclorfeniramina, loratadina, cetirizina e difenidramina e analgésicos como dipirona, ibuprofeno, paracetamol e ácido acetilsalicílico.

Entre as respostas também estavam as alternativas que vem sendo utilizadas pelos farmacêuticos para contornar o desabastecimento de medicamentos. A maioria (76,48%) sugere ao prescritor a substituição por medicamento com outro princípio ativo e ação semelhante; já 64,14% substituem por medicamento genérico ou similar intercambiável; outros farmacêuticos sugerem, dentre as opções disponíveis, a mais adequada para o quadro do paciente, caso sejam situações que não haja prescrição e que possam ser tratadas com medicamentos isentos de prescrição ou sugerem ao prescritor a substituição por outro medicamento com mesmo princípio ativo, porém outra forma farmacêutica. Parte dos participantes sugere ao paciente a manipulação, caso o medicamento tenha sido prescrito pelo princípio ativo.

A maior parte dos relatos destaca a falta de formulações líquidas, o que pode prejudicar muito a população pediátrica, pois a maioria dos medicamentos para esse público-alvo é líquida, por serem mais fáceis de administrar.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, comparando esse levantamento com o anterior, realizado no mês de maio de 2022, percebeu-se que não houve alterações significativas no abastecimento de medicamentos, já que os mesmos medicamentos citados anteriormente foram citados nessa segunda fase. Além disso, as proporções de desabastecimento de acordo com a natureza jurídica e do tipo de estabelecimento permanecem semelhantes”.

Confira o relatório na íntegra

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.