Farmacêutico Dr. Gustavo Mendes atuará em Instituto Internacional de Vacina, órgão ligado a ONU

 

Dr. Gustavo Mendes atuará no International Vaccine Institute (IVI)Dr. Gustavo Mendes atuará no International Vaccine Institute (IVI)

 

São Paulo, 27 de julho de 2022

O farmacêutico Dr. Gustavo Mendes será o primeiro regulador brasileiro a atuar no International Vaccine Institute (IVI), organização internacional, sem fins lucrativos, criada em 1996, pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), com o objetivo de descobrir, desenvolver e disponibilizar vacinas seguras, eficazes e acessíveis para contribuir com a saúde pública global.

Entre os trabalhos realizados pelo IVI está a participação no desenvolvimento de vacinas contra doenças como cólera, febre tifóide, hepatite A, dengue, Zica e chikungunya.

Nesta semana, o profissional que atuou 19 anos como especialista em regulação na Anvisa, com destaque para o cargo de Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos durante a pandemia de covid-19, divulgou por meio de suas redes sociais que deixaria o cargo na Agência. A saída também foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria ME nº 6.472.

De acordo com o farmacêutico, essa será uma oportunidade de promover uma colaboração mais estreita entre o IVI e o Brasil, que também é foco de algumas das doenças das quais o IVI tem participação no desenvolvimento de vacinas.

“Dentre minhas novas atribuições estarão o planejamento e acompanhamento dos estudos para desenvolvimento de novas vacinas, assim como o treinamento dos fabricantes e pesquisadores”, destacou.

O profissional já participou diversas vezes de atividades de atualização profissional no CRF-SP, dividindo suas experiências e apresentando conteúdo da área regulatória, como no I Fórum de Tecnologias na área farmacêutica, em webinares sobre a vacinação contra a covid-19, em capacitação disponível na Academia Virtual de Farmácia também sobre a vacina contra a covid-19 e no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, do qual participou de uma mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas das vacinas para covid.

Dr. Gustavo é especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, possui Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de São Paulo (2001), Especialização em Vigilância Sanitária pela FIOCRUZ (2007) e Mestrado em Toxicologia aplicada à Vigilância Sanitária pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Possui também graduação em História pela Universidade de Brasília (2016).

O CRF-SP deseja sucesso ao profissional nesta nova fase da carreira.

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.