Parceria entre CRF-SP e Projeto Rondon® SP promove prestação de serviços à comunidade

São Paulo, 20 de julho de 2022.

O município de Apiaí, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, foi o escolhido para sediar as ações do Projeto Rondon® SP que acontecem até o próximo dia 22 de julho. A iniciativa conta com a parceria do CRF-SP, da Prefeitura e de Instituições de Ensino Superior da região.

Farmacêuticos e alunos supervisionados prestam serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, orientação sobre o uso de medicamentos, obesidade, depressão, asma, entre outros, na principal praça da cidade.

Presentes na ação, o delegado regional do CRF-SP em São José dos Campos, Dr. André Luis dos Santos, que também coordena o Comitê de Ações na Comunidade e a Dra. Margarete Akemi Kishi, farmacêutica voluntária do CRF-SP destacam o quanto é fundamental a cooperação com o Projeto.

O Projeto Rondon® SP é uma iniciativa da Associação dos Rondonistas do Estado de São Paulo que agrega Instituições de Ensino Superior e parcerias de iniciativas pública e privada. O Projeto tem como foco intervenções sociais em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e/ou comunidades que apresentam demandas de trabalhos sociais em áreas de atendimentos de políticas públicas, com posterior execução das possíveis ações para o desenvolvido dessas áreas.

Para Lindberg Morais, presidente do Projeto Rondon® SP e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, as demandas são levantadas por cada município participante e o Projeto tem como característica a construção de soluções conjuntas que possam contribuir com o poder público. “Estou contente, celebrando a ação extremamente exitosa. Em Apiaí, a parceria conta com as universidades FHO, Uniararas, Usp, Mackenzie, Unisa, FMABC e 37 voluntários, entre professores e alunos. Quero destacar a dedicação dos farmacêuticos por meio do Dr. André, Dra. Margarete e de toda a equipe da Seccional do CRF-SP em Itapeva. Esse é o espírito rondonista, a composição social com foco no outro”.

Dr. André Luis dos Santos ressalta o quanto a ação está sendo importante para a comunidade. “Em dois dias já foram mais de 200 atendimentos, diversas intervenções clínicas em pacientes em situação de vulnerabilidade social. Muitos foram encaminhados aos hospitais e unidades básicas de saúde, além de contarmos também com uma ambulância para o pronto-atendimento”.

Coordenador do Comitê de Ações na Comunidade do CRF-SP, ele enfatiza que, na ação, os farmacêuticos e alunos de Farmácia estão integrados em uma equipe multidisciplinar que envolve acolhimento, consulta clínica e orientações em geral. A vivência desses acadêmicos tem sido de uma riqueza enorme, todos os atendimentos foram documentados, muitos envolveram pacientes com a saúde bem crítica. Essa ação veio para compor e coroar o trabalho que o CRF-SP faz junto à sociedade”.

Dra. Margarete Akemi Kishi foi a principal facilitadora entre o CRF-SP e o Projeto, o que rendeu inclusive a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as entidades. “As expedições são sempre nas férias, geralmente em janeiro e julho. Esse projeto engrandece a formação do aluno. Essa vivência não é possível ter na sala de aula, são dias em que é possível efetivamente atender pacientes, identificar problemas e até mesmo encaminhá-los para atendimento médico. É fundamental ao aprendizado. Gostaria muito de agradecer à atual diretoria por viabilizar essa participação e por todo apoio”.

A ação percorrerá outros municípios do Estado de São Paulo ao longo dos meses.

 

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.