Os cuidados no uso de fitoterápicos são destaque em reportagem do portal UOL

 

São Paulo, 27 de abril de 2022.

O portal UOL publicou nesta quarta-feira (27) mais uma reportagem da seção 'Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa', desta vez destacando os cuidados no uso de fitoterápicos.

Uma das entrevistadas é a Dra. Nilsa Sumie Yamashita Wadt, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP. Na matéria ela destaca os principais riscos a que estão expostas as pessoas que fazem uso de medicamentos à base de plantas sem a devida orientação, dentre os quais: interações com medicamentos convencionais e/ou alimentos; intoxicações em geral (seja pelo uso inadequado de doses ou por tempo acima do recomendado); toxicidade renal e hepática; e a imunossupressão.

"Antes de cair na tentação de utilizar qualquer tipo de fitoterápico, é preciso lembrar que produtos fitoterápicos e ervas medicinais têm efeitos terapêuticos e, como todo fármaco, podem causar danos quando utilizados de forma incorreta", adverte a dra. Nilsa.

Confira na íntegra

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.