Com apoio do CRF-SP, Mogi Guaçu lança campanha de combate e prevenção à violência contra a mulher

São Paulo, 8 de abril de 2022.

Mais um município paulista se une ao CRF-SP para promover a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica. Trata-se de Mogi Guaçu, que conta com o Programa de Cooperação de Código Sinal Vermelho instituído pela Lei Municipal nº 5.510 de 30/09/2021, de autoria da vereadora Judite de Oliveira. O lançamento oficial da campanha será em 27 de abril, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (Acimg).

Na avaliação da autora do projeto, a adesão à campanha por meio de lei passa a ser de extrema importância para as mulheres de Mogi Guaçu que necessitam de socorro, mas não têm a quem recorrer. “Trabalhei por mais de 20 anos à frente de uma delegacia de defesa da mulher e sei que campanhas como essa podem salvar vidas, por isso, achei importante trazer a iniciativa para nossa cidade”, afirma Judite de Oliveira, que é delegada de polícia aposentada e foi secretária municipal de Segurança de Mogi Guaçu de 2013 a 2020.

A vereadora de Mogi Guaçu Judite de Oliveira, autora da Lei Municipal nº 5.510 de 30/09/2021 (Foto: Divulgação)A vereadora de Mogi Guaçu Judite de Oliveira, autora da Lei Municipal nº 5.510 de 30/09/2021 (Foto: Divulgação)

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, também reitera os motivos que levaram o Conselho a apoiar a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, criada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020.

“O CRF-SP abraçou a campanha por se tratar de um ato de responsabilidade social, proporcionando maior proteção às mulheres que sofrem agressões e porque esse ativismo agrega valor às farmácias que por lei são estabelecimentos de saúde”, explica a diretora-tesoureira.

Ela lembra que muitas vítimas têm dificuldades de denunciar o agressor e buscar ajuda porque normalmente eles estão o tempo inteiro na companhia daquele que as agridem. E, no período da pandemia, esse quadro só piorou. Só para se ter uma ideia, os índices de feminicídio tiveram um aumento de 22,2% nos meses de março e abril de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.

Evento de lançamento da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica em Mogi Guaçu

Dia 27/04/2022, às 19h
Local: Associação Comercial de Mogi Guaçu - Auditório 2
Rua Doutor Luiz Anhaia Mello, 260, Centro

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!