Diretoria do CRF-SP e deputado Celso Russomanno discutem sobre projetos para a categoria farmacêutica

Dr. Adriano Falvo, secretário-geral, Dr. Marcelo Polacow, presidente, Celso Russomanno, deputado federal, Dra. Luciana Canetto, vice-presidente e Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureiraDr. Adriano Falvo, secretário-geral, Dr. Marcelo Polacow, presidente, Celso Russomanno, deputado federal, Dra. Luciana Canetto, vice-presidente e Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira

São Paulo, 15 de março de 2022.

Com o foco de dar andamento em normativas que estão relacionadas ao fortalecimento da profissão farmacêutica, ao direito de acesso da população à assistência farmacêutica e ao uso seguro e racional de medicamentos, a diretoria do CRF-SP recebeu na noite de segunda-feira, 14, na sede, o deputado federal Celso Russomanno.

A reunião que contou com o presidente, Dr. Marcelo Polacow, a vice-presidente, Dra. Luciana Canetto, a diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Marini, o secretário-geral, Dr. Adriano Falvo e o assessor parlamentar, Dr. Dirceu Raposo, o deputado, que também preside a Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara dos Deputados se mostrou aberto às questões como o fracionamento de medicamentos, medida que além do impacto econômico pois é possível comprar apenas a quantidade de medicamento prescrito, impactaria também na diminuição da automedicação, além de atenuar o risco ambiental, tendo em vista que muitas sobras de medicamentos acabam indo para o lixo comum.

O deputado fez questão de ressaltar a proximidade com as questões que envolvem a Farmácia. “Eu me sinto em casa no CRF-SP porque já lutamos juntos algumas vezes, inclusive lá atrás, para manter o farmacêutico dentro da farmácia, para ajudar a acabar com a empurroterapia, com a premiação por venda de determinado medicamento, isso é uma luta antiga. Agora a gente se une em defesa de várias questões, entre elas o fracionamento que vai ajudar as pessoas de baixa renda, evitar de o medicamento vencido ir para o lixo e contaminar o meio ambiente, os lençóis freáticos”.

O deputado destaca ainda “a gente vai ajudar o farmacêutico a ser valorizado por tudo que ele representa à sociedade e, além disso, outros projetos de lei de extrema importância como a prescrição farmacêutica, temos várias frentes para ajudar a população de baixa renda a ter acesso à saúde, o grande problema da saúde hoje é a porta de entrada. Quando você procura um médico especializado ou precisa de um exame, não consegue. A atenção básica de certa forma, em determinados momentos, pode ser feita pelo farmacêutico, ele está preparado para isso, temos de valorizar o farmacêutico. Saímos daqui com o compromisso de fazer com que o farmacêutico tenha um espaço maior na sociedade e seja valorizado”.

Dr. Dirceu Raposo, assessor parlamentar do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, Dr. Adriano Falvo, secretário-geral, Dr. Marcelo Polacow, presidente, Celso Russomano, deputado federal, Dra. Luciana Canetto, vice-presidente e Dr. Marcos Machado, conselheiroDr. Dirceu Raposo, assessor parlamentar do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, Dr. Adriano Falvo, secretário-geral, Dr. Marcelo Polacow, presidente, Celso Russomano, deputado federal, Dra. Luciana Canetto, vice-presidente e Dr. Marcos Machado, conselheiro

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, enalteceu a relevância da reunião. “Importantíssima a presença do deputado e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. Entre vários projetos que discutimos está o fracionamento de medicamentos, entendemos que é uma demanda importante da população, além da garantia do farmacêutico para atuar na área de acupuntura, a qualidade de formação dos farmacêuticos em relação ao ensino e vários outros assuntos. O deputado se mostrou extremamente aberto, acessível para que nós apresentemos propostas que atendam a categoria farmacêutica tão bem quanto a sociedade”.

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!