Consultório Farmacêutico pode ser registrado nos conselhos regionais de Farmácia

São Paulo, 24 de fevereiro de 2022.

A 514ª Reunião Plenária dessa quinta-feira, 24/2, do Conselho Federal de Farmácia, contou com uma importante decisão para a profissão farmacêutica, tendo em vista a aprovação da resolução que regulamenta o registro nos Conselhos Regionais de Farmácia de consultórios farmacêuticos, clínicas, bem como as atividades, serviços e procedimentos farmacêuticos a serem prestados em estabelecimentos de saúde.

De acordo com a Resolução CFF nº 720/22, que deve ser publicada nos próximos dias, o consultório farmacêutico pode funcionar de modo autônomo ou nas dependências de outros estabelecimentos de saúde públicos ou privados.

Conselheiros de todo o país durante a reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia, nesta quinta-feira, 24/02 Conselheiros de todo o país durante a reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia, nesta quinta-feira, 24/02

No CRF-SP, já havia um procedimento para o registro desses consultórios. Atualmente, são 137 estabelecimentos registrados com atuação em diversos municípios do Estado de São Paulo.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, ressaltou a participação do CRF-SP na construção da norma. “É com muita satisfação que o CRF-SP contribui com mais um momento importante para a profissão. A aprovação da resolução é uma grande oportunidade de estabelecer as especificidades necessárias para que o farmacêutico exerça a Farmácia Clínica com excelência. O CRF-SP segue em muitas outras discussões em favor do fortalecimento da categoria e está aberto a ouvir e entender as demais demandas para que juntos apresentemos soluções”.

Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP (ao centro) também participou da Reunião Plenária do CFF Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP (ao centro) também participou da Reunião Plenária do CFF

O conselheiro federal por São Paulo, Dr. Antonio Geraldo dos Santos, destacou a importância desse momento. “O intuito de propormos essa resolução foi porque muitos farmacêuticos estavam impedidos de abrir seus consultórios. Quisemos facilitar a vida dos farmacêuticos frente aos órgãos fiscalizadores sejam os CRFs ou as vigilâncias sanitárias para que eles possam exercer essa atividade dentro do consultório farmacêutico respeitando as normas éticas. Foi uma vitória da profissão farmacêutica, nós, de São Paulo, colaboramos muito nessa resolução, estamos muito felizes com a aprovação, é uma vitória para todos os farmacêuticos do Brasil”, enfatizou o conselheiro.

Dr. Antonio Geraldo dos Santos, conselheiro federal por São Paulo, participou da 514ª Reunião Plenária do CFF Dr. Antonio Geraldo dos Santos, conselheiro federal por São Paulo, participou da 514ª Reunião Plenária do CFF

CRF-SP e o incentivo aos consultórios farmacêuticos

O CRF-SP sempre esteve à frente das discussões para garantir que farmacêuticos de várias áreas como estética, farmácia clínica, homeopatia, fitoterapia e outras pudessem abrir seus consultórios ou clínicas para atendimento aos pacientes, conforme destaca o ex-presidente e conselheiro regional, Dr. Marcos Machado. “O CFF deu um passo muito importante para a consolidação da Farmácia Clínica como área de atuação do farmacêutico ao definir os critérios para o registro do consultório farmacêutico nos conselhos regionais de Farmácia. Ao deixar claro que os consultórios podem estar nos estabelecimentos de saúde, um passo enorme para consolidar o farmacêutico como profissional de saúde na Farmácia Clínica. Um dia importante para se comemorar, graças ao trabalho do nosso conselheiro federal, Dr. Antonio Geraldo, muito importante para essa consolidação".

Para que o farmacêutico tenha acesso às ferramentas para a implementação do consultório farmacêutico, o CRF-SP disponibiliza duas capacitações gratuitas por meio da Academia Virtual de Farmácia. Para acessar basta ser inscrito em São Paulo ou em um dos estados parceiros. São elas:

Consultório farmacêutico: aspectos legais
Consultório farmacêutico: implantação

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.