CRF-SP fala sobre o antibiótico claritromicina ao Portal Uol

 

 

São Paulo, 18 de fevereiro de 2022.

A editoria Viva Bem, que se destaca por conteúdos relacionados à saúde e bem-estar, do Portal Uol, publicou nessa semana, uma reportagem sobre o antibiótico claritromicina, indicado no tratamento de infecções causadas por todos os microrganismos sensíveis à claritromicina como faringite e sinusite (infecções das vias aéreas superiores), bronquite e pneumonia (infecções das vias aéreas inferiores), foliculite, erisipela, celulite (infecções de pele e tecidos moles.

Dra. Cláudia Cristina Pereira de Araújo, delegada regional da Seccional da Zona Sul do CRF-SP e vice-coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho Vigilâncias ressaltou quais os possíveis efeitos colaterais, as interações medicamentosas e com álcool, interações com exames laboratoriais, além dos riscos do uso sem orientação.

“Para combater a infecção, o fármaco impede o crescimento bacteriano por meio da inibição de sua síntese proteica, o que só é possível porque a claritromicina tem a capacidade de se ligar a estruturas presentes nas células (subunidade 50S do ribossomo) —que são responsáveis pela produção de proteína celular”.

A reportagem contou também com a colaboração da Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP.

Confira a reportagem na íntegra

 

Departamento de Comunicação CRF-SP 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/GddPDK8RgjzGWuuskSsVbx

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.