Presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, fala sobre Oseltamivir ao Portal Uol

 

  

São Paulo, 19 de janeiro de 2022

O artigo da sessão ‘Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa’ do Portal Uol dessa semana tratou sobre o medicamento Oseltamivir. Trata-se de um fármaco para o tratamento de influenza (gripe) A e B. É tido como pró-fármaco: primeiro é ativado pelo organismo para, depois, exercer seu efeito e tem efeitos colaterais e, se administrado sem orientação, pode levar à resistência viral.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, foi um dos entrevistados pela reportagem e ressaltou o funcionamento do medicamento, que após ser administrado pela via oral, é absorvido pelo trato gastrointestinal e tem como particularidade ser um medicamento pró-fármaco, isto é, que precisa da ação do organismo para funcionar.

"Tal ativação se dá, principalmente, por meio de enzimas do fígado que o transforma em carboxilato de oseltamivir, um potente e eficaz redutor da proliferação dos dois vírus (A e B). Essa ação impede tanto a proliferação deles como o avanço das infecções", explicou Dr. Marcelo. 

A assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, também participou da reportagem, Segundo ela, o Oseltamivir tem sido objeto de estudo para avaliação de seus efeitos na proteção contra o Sars-Cov-2, o vírus da covid-19.

"No entanto, até o momento, não foi comprovado em laboratório (in vitro) que o oseltamivir tenha esse efeito. Portanto, ainda não existe indicação do oseltamivir para covid, pois a sua ação comprovada é para influenza", advertiu a Dra. Amouni

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP (com informações do UOL)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.