A influência dos odores no físico, mental e psicológico será debatida no XXI Congresso

São Paulo, 24 de agosto de 2021.

A Osmologia é uma área em ascensão ao farmacêutico e não poderia deixar de estar presente no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo. A palestra “Influência dos odores no físico, mental e psicológico” será apresentado pela Dra. Vânia Rodrigues Leite e Silva, presidente do conselho da ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia, no dia 12/11 às 17h e contará ainda com a moderação da Dra. Viviane Bergamo Morgero Takegava.

Dra. Vânia, que também é docente da Unifesp, destaca que os consumidores geralmente escolhem um cosmético por suas funções, ou seja, sua promessa de eficácia, mas são mais atraídos pelo prazer que esse produto traz para eles. Como consequência, nas últimas décadas a análise sensorial tem sido extensivamente desenvolvida e utilizada para descrever e quantificar características dos produtos cosméticos e tem ganhado maior rigor científico devido à necessidade de oferecer aos consumidores produtos que atendem suas expectativas e à alta competitividade entre as maiores indústrias desse setor.

É necessário formular um produto com atributos sensoriais agradáveis e confirmar os resultados com testes específicos através da análise sensorial que é a disciplina científica usada para evocar (provocar), medir, analisar e interpretar reações às características dos produtos e como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição. O olfato é um sentido muito importante para os cosméticos e afeta o processo de compra e a frequência do uso.

Com o avanço nos estudos da neurociência, na medida em que se ocupa das descobertas e classificação das especializações funcionais de cada área do cérebro humano, entendemos que a ideia de que as escolhas e as tomadas de decisão são mais efetivas quando mesclam razão e emoção e não quando utilizam mais enfaticamente a razão. Com isso a relação bem-estar, cosméticos e saúde ficam mais evidentes e essa relação será explorada na palestra focando os odores.

Uma área muito interessante e um campo enorme de atuação para o farmacêutico.

XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo

Com o tema “O mercado se transforma e os melhores profissionais se reinventam”, o Congresso on-line, acontece de 10 a 13 de novembro, paralelamente ao XIII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar, conta com mais de 200 atividades, 300 ministrantes nacionais e internacionais e 290 horas de programação nas mais diversas áreas da Farmácia.

As atividades abrangem as áreas de Análises Clínicas e Toxicológicas, Educação Farmacêutica, Farmácia Clínica e Cuidado ao Idoso, Farmácia: Gestão e serviços farmacêuticos, Farmácia Estética e Cosmetologia, Farmácia Hospitalar e Radiofarmácia, Farmácia magistral, Indústria Farmacêutica, Logística Farmacêutica, Osmologia (óleos essenciais), Pesquisa Clínica, Práticas Integrativas e Complementares, Relacionamento com a sociedade, Suplementos alimentares e alimentos especiais, Saúde Pública, Tecnologia e inovação farmacêutica, Uso racional de antibióticos e Infectologia.

O Congresso também está aberto à submissão dos trabalhos científicos e, repetindo o sucesso da edição anterior, contará com a modalidade “Relatos de Experiências”, um formato que abrigará as experiências profissionais que merecem serem registradas para conhecimento dos demais profissionais da área.

Durante o Congresso, também acontece mais uma edição da Expofar, feira de exposição e negócios, que reúne uma série de empresas com lançamentos e inovações em produtos e serviços farmacêuticos, será também em ambiente virtual, com estandes e 100% de interatividade.

Acesse a programação e faça sua inscrição

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.