CRF-SP se reúne com vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de SP, Felipe Becari, para pedir apoio à vacinação dos farmacêuticos

 

Em sentido horário, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado; o coordenador legislativo do vereador Felipe Becari, Danilo Massafero Giusti; o gerente da Consultoria Jurídica do CRF-SP, Dr. Roberto Tadao; e a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle MariniEm sentido horário, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado; o coordenador legislativo do vereador Felipe Becari, Danilo Massafero Giusti; o gerente da Consultoria Jurídica do CRF-SP, Dr. Roberto Tadao; e a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini

São Paulo, 13 de maio de 2021.

Para expor a situação dos farmacêuticos da capital que ainda não foram vacinados contra a covid-19, mas seguem na linha de frente da pandemia, muitos dos quais realizando coleta de secreção nasal para testes rápidos do novo coronavírus em farmácias e drogarias, a diretoria do CRF-SP participou nesta quinta-feira (13) de uma reunião on-line com o vereador da Câmara de São Paulo Felipe Becari, que preside a Comissão de Saúde da casa, e o coordenador legislativo Danilo Massafero Giusti.

Na reunião, o Dr. Marcos detalhou o aumento exponencial de farmacêuticos contaminados no Estado. “Considerando que somos a categoria que ainda não foi totalmente contemplada com a vacina da covid-19, podemos dizer que as farmácias são hoje um ambiente de alto risco de contágio para os farmacêuticos e demais colaboradores, e também para os pacientes que frequentam o local”.

Em sentido horário, o vereador de São Paulo Felipe Becari; o coordenador legislativo Danilo Massafero Giusti; o vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow; a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini; o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, e o gerente da Consultoria Jurídica do CRF-SP, Dr. Roberto TadaoEm sentido horário, o vereador de São Paulo Felipe Becari; o coordenador legislativo Danilo Massafero Giusti; o vice-presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow; a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini; o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, e o gerente da Consultoria Jurídica do CRF-SP, Dr. Roberto Tadao

Para ele, ”é inaceitável” que os profissionais de Farmácia que atuam na linha de frente ainda não tenham tido total acesso às vacinas. “Em contrapartida, outras categorias estão conseguindo a vacinação, o que não somos contra, absolutamente, mas ressalto que os profissionais de saúde deveriam ter sido vacinados com prioridade desde o início”.

Os farmacêuticos são a quarta categoria profissional da saúde com maior número de casos positivos de covid-19 em todo Estado de São Paulo, de acordo com dados divulgados pelo governo estadual em relatório do plano “Retomada Consciente”. A situação é ainda mais preocupante porque, devido à ainda baixa cobertura vacinal destinada a farmacêuticos, esse índice teve acentuado crescimento nos últimos dois meses (confira quadro abaixo)..

Para se ter uma ideia desse quadro, no comparativo entre fevereiro e março deste ano o número de farmacêuticos contaminados saltou 30,32%; entre março e abril, o aumento foi de 17,76%. Os técnicos de enfermagem, categoria que permanece em primeiro nessa lista, mas que recebeu muito mais doses da vacina contra a covid-19, registrou no primeiro período 4,7% a mais de contágios e 4% no segundo mês.

A diretora-tesoureira, Dra. Danyelle Marini, presente na reunião, endossou a situação lembrando que até o Ministério Público do Trabalho proibiu recentemente uma grande rede de farmácias e realizar testes rápidos de covid-19 até a completa vacinação de todos os profissionais. “Uma decisão que inclusive reflete na população, que com isso passa a ter menos opções para fazer esses testes”, disse a diretora. “Em muitos municípios, a situação já está quase normalizada, nosso grande ‘nó’ de fato é a capital”.

O vereador Felipe Becari agradeceu o CRF-SP por tê-lo procurado para abordar a situação da vacinação dos farmacêuticos do município de São Paulo, e se comprometeu a levar a questão adiante junto à Comissão de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador legislativo Danilo Massari afirmou que o gabinete trabalhará para alinhar alguma ação com a pasta já nos próximos dias. “Entendemos a questão e também a consideramos de grande importância, vocês podem contar conosco para que os farmacêuticos tenham uma voz na Comissão da Saúde da Câmara”.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/Lh1omX8n9ApKD9fZGJaOax

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.