Ao  UOL, diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Dannyele Marini, fala sobre o mecanismo de ação da Furosemida

 

  

São Paulo, 5 de maio de 2021

O Portal UOL publicou o artigo 'Furosemida é diurético que trata inchaço causado por doenças do coração' na sessão 'Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa'.

Na reportagem, o medicamento é descrito como um fármaco indicado para tratar edema e pressão alta causados por várias doenças, que entre seus efeitos colaterais destacam-se a desidratação e o desequilíbrio de sódio e potássiom que é essencial usá-lo na exata forma e no tempo indicado pelo médico e que é ineficaz na obesidade e a automedicação pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Ao  UOL, a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Dannyele Marini, falou sobre o mecanismo de ação do medicamento: 

"Quanto ao mecanismo de ação (farmacodinâmica), por ser um diurético de alça, a medicação age inibindo a reabsorção de sódio no ramo descendente da alça de Henle (estruturas dos rins), impedindo o sistema de transporte desse mineral. Isso resulta em uma maior excreção de água, sódio, cloreto, magnésio e cálcio

Ao reduzir o volume de líquido nos tecidos e no sangue, o inchaço diminui, assim como a pressão arterial. Os efeitos do medicamento já podem ser notados após 1 hora a 1,5 hora após a ingestão por via oral, ou de 5 a 15 minutos pela via intravenosa."

Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.

Veja também outros artigos no Portal com a participação da diretoria do CRF- SP:

Liraglutida controla glicemia, apetite e é indicada para diabetes tipo 2

Sertralina trata depressão e ajuda na ansiedade que não deixa emagrecer

Colchicina trata gota e requer cuidado, pois dose usual é perto da tóxica

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/Dv4TXSyaddELO2blQsEsbv

O Portal UOL publicou nesta terça-feira, 27/4, u
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.