Deliberação do CRF-SP define os critérios para administração de vacinas pelo farmacêutico durante pandemia

Deliberação define os critérios para administração de vacinas pelo farmacêutico durante pandemiaDeliberação define os critérios para administração de vacinas pelo farmacêutico durante pandemiaSão Paulo, 28 de abril de 2021.

O CRF-SP publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) a deliberação nº 3, de 23 de abril, que dispõe sobre os critérios para administração de vacinas pelo farmacêutico, em virtude da grave crise de saúde pública durante a pandemia de covid-19.

A medida tem objetivo de considerar apto a atuar na administração de vacinas o farmacêutico que cumpra os requisitos descritos pela Resolução nº 654/2018 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) ou que comprove ou dos critérios:

- capacitação ofertada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) ou órgão de vigilância epidemiológica;

- curso teórico de capacitação em vacinação e possuir uma das seguintes situações: capacitação em aplicação de medicamentos injetáveis ou comprovar possuir experiência de atuação na administração de medicamentos injetáveis.

O texto estabelece que excepcionalmente não será necessário apresentar a documentação descrita para averbação perante o CRF-SP, porém tais documentos deverão estar disponíveis no estabelecimento onde o farmacêutico prestar o serviço de administração de vacinas para apresentar ao fiscal do CRF-SP, quando solicitado.

A deliberação entra em vigor na data de sua publicação e sua vigência cessará automaticamente a partir do reconhecimento pelo Ministério da Saúde de que não mais se configura a situação de emergência em saúde pública de importância nacional declarada pela Portaria nº 188/GM/MS, em 3 de fevereiro de 2020.

Clique aqui e leia a publicação na íntegra.

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.