CRF-SP solicita às secretarias de saúde de Registro e Franca prioridade na vacinação para farmacêuticos

 

Reunião com representantes da secretaria de saúde de RegistroReunião com representantes da secretaria de saúde de RegistroSão Paulo, 26 de abril de 2021.

A diretoria do CRF-SP participou de duas reuniões virtuais com representantes das secretarias municipais de saúde de Registro e Franca para debater sobre a necessidade de priorizar a vacinação contra a covid-19 para os farmacêuticos da rede privada. As equipes das prefeituras se queixaram que os municípios não recebem vacinas suficientes para atender as demandas e que seguem o determinado pelo governo do Estado, mas se comprometeram a quando chegar novos lotes de vacinas e se houver oportunidade, irão priorizar os profissionais da farmácia.

A reunião com os gestores de Registro ocorreu na sexta-feira (23) e contou com a participação do Dr. Renan Collaço de Lima, coordenador da Vigilância Sanitária do município, e Dr. Fabio Xavier Leite Bruniera, diretor de Vigilância em Saúde. Já o diálogo com os dirigentes municipais de Franca ocorreu nesta segunda-feira (26) e contou com a participação do Dr. Lucas Eduardo de Souza, secretário municipal de saúde, e Dr. Cleber da Silva Benedito, assessor da vigilância epidemiológica.

Reunião com gestores de saúde de FrancaReunião com gestores de saúde de Franca

Em ambos os encontros o Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, apresentou o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde sobre o número de casos de profissionais de saúde infectados pelo covid-19, que apontou que os farmacêuticos estão entre as quatro ocupações que mais são atingidas. No entanto, são os profissionais que apresentaram o maior aumento de casos no comparativo dos meses de fevereiro e março. Ele entende que isso talvez seja um reflexo da imunização realizada até aqui, em que os profissionais que já foram vacinados estão se contaminando menos em relação àqueles que não foram imunizados, o que é o caso dos farmacêuticos.

 “Os pacientes que receberam diagnóstico positivo, que não precisaram ser internados, estão indo na farmácia comprar medicamentos. Nossa preocupação é que a farmácia é um ponto de contaminação e isso atrapalha no controle da infecção de qualquer município”, alertou o presidente.

Participaram também das reuniões representando o CRF-SP a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Virginia Schmidt Cheaitou, delegada regional da seccional Registro e o Dr. Dr. Wilson Rigoni da Silva, delegado regional da seccional de Franca.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/L1mW1k9YHc5BbTbwC7fwoF

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.