Vacinação é tema de reunião entre CRF-SP e Governo do Estado de São Paulo

 

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e o Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente, entregaram o ofício ao Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque MalufeDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e o Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente, entregaram o ofício ao Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque Malufe

São Paulo, 13 de janeiro de 2021. 

Na manhã desta quarta-feira, 13, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, o vice-presidente Dr. Marcelo Polacow e a gerente-geral, Dra. Reggiani Schinatto foram recebidos no Palácio dos Bandeirantes pelo Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque Malufe e pelo Chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Takahashi, para discutir como o CRF-SP, os farmacêuticos e as farmácias podem contribuir com a vacinação contra a covid-19, além de solicitar a inclusão dos farmacêuticos no primeiro grupo a ser vacinado no Estado, assim como ocorreu, com sucesso, outras vezes em relação à vacina contra o vírus influenza.

Durante a reunião, Dr. Marcos enfatizou a atuação dos farmacêuticos na linha de frente da pandemia. “Praticamente os únicos dois locais que não fecharam em nenhum momento foram os hospitais e as farmácias, que se mantiveram ativas no período mais crítico como fonte de orientação sobre a doença. Não houve quem não passasse por uma farmácia em 2020”. O presidente do CRF-SP reiterou que os farmacêuticos, como profissionais de saúde sofrem grande exposição ao vírus e, por isso, é importantíssimo que sejam imunizados, para que possam continuar contribuindo com no enfrentamento da pandemia. 

A reunião no Palácio dos Bandeirantes contou também com a participação do Chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Takahashi e da gerente-geral do CRF-SP, Dra. Reggiani Schinatto A reunião no Palácio dos Bandeirantes contou também com a participação do Chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Takahashi e da gerente-geral do CRF-SP, Dra. Reggiani Schinatto

O vice-presidente, Dr. Marcelo Polacow, destacou a experiência norte-americana com a atuação dos farmacêuticos na vacinação. “Assim como nos Estados Unidos, que capacitaram os profissionais com um curso de 20h, disponibilizaremos a Academia Virtual de Farmácia como forma de preparar os farmacêuticos antes do início da vacinação. Atualmente são cerca de 68 mil profissionais em todo o Estado, além de cerca de 20 mil farmácias e drogarias”. Dr. Marcelo enfatizou ainda a necessidade de treinamento em relação à possibilidade de reações adversas graves, que apesar de não terem sido observadas na Coronavac, foram constatadas em outras vacinas.

Durante a reunião, o secretário e o chefe de gabinete também foram informados sobre a lei 13.021/14 e a RDC 197/17 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitem a aplicação de vacinas em farmácias.

O secretário sinalizou positivamente sobre a necessidade de vacinação prioritária aos farmacêuticos O secretário sinalizou positivamente sobre a necessidade de vacinação prioritária aos farmacêuticos

Ao conhecer a imensa capilaridade das farmácias nas diversas regiões e a possibilidade dos farmacêuticos contribuírem com esse momento tão importante na saúde, o secretário da casa civil, Antonio Carlos Rizeque Malufe, se prontificou a debater com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen e apresentar os dados disponibilizados pelo CRF-SP, bem como agendar uma nova reunião para definir ações a serem realizadas em conjunto com o CRF-SP. “Foi um prazer para o Governo do Estado de São Paulo receber o CRF-SP. Poderão ajudar muito, principalmente para atingir todas as regiões, essa iniciativa deixa o governo e a mim, particularmente, muito sensibilizado. Vamos ter um bom caminho de cooperação contra a covid-19”, destacou o secretário.

Durante a reunião, o secretário destacou ainda “É inimaginável que os farmacêuticos apliquem a vacina e não estejam no grupo prioritário. É fundamental que estejam imunizados”. 

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente e o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque MalufeDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente e o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Rizeque Malufe


Balanço positivo

Para Dr. Marcos Machado, a reunião foi importantíssima. “Recebemos com prazer o convite do secretário. Precisamos saber como nós, farmacêuticos, podemos ficar à disposição para ajudar em um momento tão importante, não da profissão, mas da população brasileira. Os farmacêuticos querem participar e precisamos saber como nos inserir no Plano Estadual de Imunização da Covid-19. O secretário nos atender foi muito importante para sabermos como dar encaminhamento. A conversa foi bastante proveitosa”.

Já Dr. Marcelo Polacow ressaltou o quanto o secretário foi solícito. “Temos uma excelente perspectiva sobre a importância do farmacêutico atuar na linha de frente do processo de vacinação. A expectativa é muito boa também na sinalização da vacinação dos farmacêuticos junto ao primeiro grupo. O CRF-SP colocou à disposição todo o seu capital intelectual e técnico para poder fazer capacitar os profissionais o mais rápido possível antes do início da vacinação.

Acompanhe pelo portal do CRF-SP e redes sociais as informações referentes à capacitação sobre vacina contra covid-19 que será lançada em breve pela entidade.

Acesse também a área exclusiva no portal com materiais técnicos, informes, capacitações e outras ferramentas de apoio sobre covid-19.  Clique para acessar.

Confira o ofício do CRF-SP protocolado nesta terça-feira, 13/01, na Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado:

https://chat.whatsapp.com/KG09Ci7QDtqBnGrL00gFTX

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.