Mais de 5 mil participantes em 15 atividades das mais diversas áreas. Veja como foi

 

 

São Paulo, 24 de novembro de 2020

O Simpósio Tendências Farmacêuticas, que ocorreu na última semana e reuniu mais de 7500 participantes teve suas discussões divididas em quatro grandes eixos: Cuidado Farmacêutico, Tecnologia, Mercado de Trabalho e Educação Farmacêutica.

No Cuidado Farmacêutico, foram mais de 5 mil participantes que acompanharam as palestras, mesa-redondas e apresentação de case em dois dias: dia 20/11 (sexta-feira) e 21/11 (sábado).

Dia 20/11

O primeiro dia o debate apresentou temas como o Cuidado Farmacêutico em Suplementos Alimentares, Ciência e Espiritualidade no Cuidado Farmacêutico, Anticoagulação na Fibrilação Atrial e Tromboembolismo Venoso, Cuidado farmacêutico nas doenças crônicas não transmissíveis, Cuidado farmacêutico: principais exames laboratoriais de acompanhamento farmacoterapêutico, Apoio Farmacêutico na Gestão da Cadeia Medicamentosa, o Cuidado no atendimento pela Medicina Tradicional Chinesa no pós-pandemia, Pesquisa Clínica voltada a produtos para Covid-19.

No Ciclo de Palestras: Cuidado Farmacêutico em Suplementos Alimentares, os ministrantes Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros e Dr. Luiz Fernando Moreira falaram sobre a prescrição de suplementos alimentares, com foco em disfunções metabólicas e os nutrientes na resposta imunológica. A atividade foi moderada pela Dra. Leticia Tromboni Galvão Moreira.

Na palestra Ciência e Espiritualidade no Cuidado Farmacêutico, moderada pelo Dr. José Vanilton de Almeida, Dra. Angelita Melo, ministrante falou sobre a influência das descobertas no campo da física e da matemática que auxiliam no entendimento das filosofias e práticas espiritualistas e a ampliação do termo de espiritualidade para além da devoção e religião.

Dra. Leticia Tromboni Galvão Moreira,Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros, Dr. Luiz Fernando Moreira e Dr. José Vanilton de AlmeidaDra. Leticia Tromboni Galvão Moreira,Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros, Dr. Luiz Fernando Moreira e Dr. José Vanilton de Almeida

Na sequência, dois médicos, Dr. Rodrigo Marques Gonçalves e Dra. Alexandrina Meleiro, apresentaram as últimas novidades em anticoagulação, principalmente na fibrilação atrial e tromboembolismo venoso e o impacto da saúde mental na pandemia, focando na orientação para os serviços farmacêuticos. As atividades foram moderadas pela Dra. Rosana Mota, conselheira do CRF-SP.

Dra. Alexandrina ressaltou que a prática farmacêutica nesse setor se orienta para “a atenção do paciente e o medicamento passa a ser visto como um meio ou um instrumento para alcançar um resultado, seja este paliativo, curativo ou preventivo.”

Dra. Angelita C. Melo, Dr. Rodrigo Marques Gonçalves, Dra. Rosana Mota e Dra. Alexandrina MeleiroDra. Angelita C. Melo, Dr. Rodrigo Marques Gonçalves, Dra. Rosana Mota e Dra. Alexandrina Meleiro

Logo após, os farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia inscritos assistiram à palestra: Cuidado farmacêutico nas doenças crônicas não transmissíveis, que foi moderada pelo Dr. Adriano Falvo, conselheiro do CRF-SP e apresentada pelo Dr. Leonardo Regis Leira Pereira.

Dr. Leonardo explicou os conceitos da assistência farmacêutica, dos serviços farmacêuticos, tanto os técnico-gerenciais, quanto os clínicos, focado na gestão do cuidado. Nesse sentido, o palestrante aponta que a habilidade clínica que o farmacêutico precisa para atuar nesse cuidado não nasce com o profissional. “É preciso treinamento. E podemos começar com a graduação, que deve explorar mais esse gancho dos serviços clínicos nas disciplinas. Mas também tem outras opções e a residência farmacêutica é um caminho excelente”, sugere.

Dr. Leonardo Regis Leira Pereira, Dr. Adriano Falvo, Dr. Marcos Machado e Dr. Sandro JanuárioDr. Leonardo Regis Leira Pereira, Dr. Adriano Falvo, Dr. Marcos Machado e Dr. Sandro Januário

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, também fez parte da grade técnico-científica e apresentou a palestra Cuidado farmacêutico: principais exames laboratoriais de acompanhamento farmacoterapêutico, que foi moderada pelo Dr. Sandro Januário.

“Podemos solicitar exames. Essa possibilidade, que se abriu em 2009 e depois foi reforçada em 2013, eu não tenho visto ocorrer muito. E é uma excelente opção para realizar o acompanhemento de pacientes, principalmente os com pacientes diabéticos e dislipidêmicos”, reforçou.

Após apresentação do presidente, os participantes puderam acompanhar a mesa-redonda: Apoio Farmacêutico na Gestão da Cadeia Medicamentosa, que contou com a apresentação da Dra. Ivone Santiago Lopes, que abordou os boletins técnicos no auxílio das rupturas nos tempos de pandemia; da Dra. Samanta Oliveira da Silva, que falou sobre os medicamentos importados e suas particularidades no hospital e da Dra. Juliana Pires Reges, que palestrou sobre o apoio nas atividades suporte na cadeia medicamentosa.

 Dra. Eliana G. M. do Lago, Dra. Ivone Santiago Lopes e Dra. Samanta Oliveira da Silva Dra. Eliana G. M. do Lago, Dra. Ivone Santiago Lopes e Dra. Samanta Oliveira da Silva

A Medicina Tradicional Chinesa também esteve presente na programação do eixo “Cuidados”, com apresentações do Dr. Leandro Galvão e do Dr. Alexandre Martin e moderação do Dr. Carlos Alberto Kalil Neves.

Os especialistas relataram sobre a perspectiva de como ocorrerá o cuidado no atendimento pela Medicina Tradicional Chinesa no pós-pandemia e destacaram características da área, que aponta que o importante não é tratar só a doença, mas o ser como todo, buscando o equilíbrio desse indíviduo.

Dra. Juliana Pires Reges, Dr. Leandro Galvão e Dr. Carlos Alberto Kalil NevesDra. Juliana Pires Reges, Dr. Leandro Galvão e Dr. Carlos Alberto Kalil Neves

Depois, foi a vez das vacinas. A Dra. Ana Tarina Alvarez Lopes palestrou sobre o farmacêutico na detecção de reações adversas à vacina para covid-19 na mesa-redonda: Pesquisa Clínica voltada a produtos para covid-19.  A outra ministrante da mesa foi a Dra. Eliana Vieira do Nascimento Martins, que falou sobre Pesquisa Clínica com foco em produtos para combate à covid-19. O moderador foi o Dr. Fábio Ribeiro da Silva, conselheiro do CRF-SP.

Dr. Alexandre Martin, Dra. Ana Tarina Alvarez Lopes, Dra. Eliana Vieira do Nascimento Martins e Dr. Fábio Ribeiro da Silva Dr. Alexandre Martin, Dra. Ana Tarina Alvarez Lopes, Dra. Eliana Vieira do Nascimento Martins e Dr. Fábio Ribeiro da Silva

Dia 21/11

O terceiro e último dia do Simpósio Tendências Farmacêuticas também trouxe profissionais renomados em todas as suas atividades. No eixo Cuidado Farmacêutico foi a vez de tratar assuntos como o farmacêutico clínico e a utilização de ferramentas da farmacoeconomia, como implantar e apresentar ao gestor o cuidado farmacêutico na Saúde Pública, a logística reversa de medicamentos e os seus impactos na cadeia de valor, os desafios do uso racional de antibióticos pós pandemia, Homeopatia e o legado tecnológico de Hahnemann, a saúde mental do profissional de saúde e do paciente e a atuação do farmacêutico clínico em pacientes com Alzheimer.

A primeira atividade foi moderada pela Dra. Fátima Farhat e ministrada pela Dra. Paola Nicolini, que falou sobre as diversas ferramentas da farmacoeconomia.

“É meio óbvio que o farmacêutico clínico salva vidas, que ele é essencial no cuidado do paciente, mas é preciso ir além e mostrar também que com o farmacêutico pode ajudar, e muito, na redução de custo do hospital, otimizando tratamentos com melhor custo-benefício e sem trazer prejuízo aos pacientes”, apontou Dra. Paola.

Dra. Carmen Ligia F. Marques, Dra. Cláudia Mezleveckas Carias, Dra. Paola Nicolini e Dra. Fátima C. L. G. FarhatDra. Carmen Ligia F. Marques, Dra. Cláudia Mezleveckas Carias, Dra. Paola Nicolini e Dra. Fátima C. L. G. Farhat

Dra. Cláudia Mezleveckas Carias moderou a apresentação de case: Cuidado Farmacêutico - como implantar e apresentar ao gestor, que foi ministrado pela Dra. Carmen Ligia Marques, que trouxe a experiência da assistência farmacêutica em São José do Rio Preto, que atende tem assistência farmacêutica integral, atende mais de 140 mil pacientes por mês e realiza mais de 13 mil consultas farmacêuticas por ano.

A logística reversa também foi tratada no eixo “Cuidados” durante o Simpósio, com a palestra: Logística reversa de medicamentos pós-consumo: Impactos na cadeia de valor, apresentada pela Dra. Ana Maria Menegazzo e mediada pelo Dr. Clayton Gerber Mangini. A atividade falou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o impacto da logística reversa para as drogarias, distribuidoras, indústrias, operadores logísticos, transportadoras e empresas de destinação, ressaltando ainda o papel do consumidor como corresponsável pelo gerenciamento do resíduo medicamentoso.

ra. Adryella de Paula F. Luz, Dr. Fernando de Sá Del Fiol, Dr. Clayton Gerber Mangini e Dra. Ana Maria Menegazzora. Adryella de Paula F. Luz, Dr. Fernando de Sá Del Fiol, Dr. Clayton Gerber Mangini e Dra. Ana Maria Menegazzo

Antes do intervalo o eixo ainda trouxe um assunto essencial para se discutir, principalmente em um ano com pandemia, como o que estamos vivendo. Mediado pelo Dr. Fernando de Sá Del Fiol e ministrado pela Dra. Adryella de Paula F. Luz, que também é conselheira do CRF-SP, a apresentação trouxe os desafios do uso racional de antibióticos pós-pandemia.

“A previsão era de que em 2050 doenças resistentes a medicamentos pudessem causar 10 milhões de mortes a cada ano. Mas após esse ano e com uso que foi feito de antimicrobiano para covid-19, será que vai dar para chegar até 2050 antes de atingirmos esse patamar? ”, questionou.

Dra. Ana Elisa Padula e Dra. Graziela GarbiDra. Ana Elisa Padula e Dra. Graziela Garbi

A Homeopatia foi contemplada com a palestra da dentista homeopata clínica, Dra. Ana Elisa Padula, que falou sobre Hahnemann e seu legado tecnológico. A atividade foi moderada pela Dra. Graziela Garbi.

Dra. Susana Yaskara Borches Herrera, conselheira do CRF-SP foi a moderadora da palestra: Saúde Mental do trabalhador e paciente, apresentada pelo Dr. Ari Francisco Moreira.

Dr. Ari ressaltou que o novo campo de trabalho do farmacêutico na saúde mental, que vai além da dispensação do medicamento e que ocupa espaço em uma equipe transdisciplinar “Mais do que uma colaboração como farmacêuticos, atuamos em todo o campo da saúde mental, onde todos os aspectos que permeiam a vida dos usuários são discutidos e analisados”, apontou.

Dra. Susana Yaskara Borches Herrera, Dr. Ari Francisco Moreira e Dr. Gustavo Alves Andrade dos SantosDra. Susana Yaskara Borches Herrera, Dr. Ari Francisco Moreira e Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos

Para finalizar, Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos, ministrou a palestra: Atuação do Farmacêutico Clínico em pacientes com Alzheimer. Dr. Gustavo é um dos principais pesquisadores sobre Alzheimer no Brasil e tem realizado apresentações nos principais congressos sobre a doença em todo o mundo. No simpósio, apontou a importância do cuidado e humanização do atendimento realizado pelo farmacêutico ao paciente com a doença.

“O idoso deve receber atendimento digno e reconhecimento de suas peculiaridades, buscando sempre a melhor qualidade de vida. Os medicamentos contribuem para isso, mas o cuidado é o principal elemento na atenção ao idoso”, destacou.

 

 

Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado: https://chat.whatsapp.com/DOacvmKAaLGDDBRE5kIlVr

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.