Palestra abordará os principais exames laboratoriais para acompanhamento farmacoterapêutico

 

 (Inscrições esgotadas)

*Texto atualizado em 18 de novembro

 

São Paulo, 16 de novembro de 2020.

Oito anos após a publicação das resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 585 e nº 586/2013, que regulamentaram, respectivamente, as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, um novo paradigma foi apresentado à profissão ao trazer benefícios e ampliar as possibilidades de atuação do farmacêutico. Uma dessas novas atribuições foi a permissão de solicitar exames clínico-laboratoriais para o acompanhamento farmacoterapêutico.

O tema está presente na programação do Simpósio Tendências Farmacêuticas com a palestra Cuidado Farmacêutico: principais exames laboratoriais de acompanhamento farmacoterapêutico (eixo Cuidado Farmacêutico), que ocorrerá no sábado (20) das 14h20 às 15h20, tendo como palestrante o Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, que é especialista em Análises Clínicas.

Ele explica que a proposta da palestra é fazer um balanço sobre o período decorrido desde a publicação dessas normativas e as oportunidades de atuação como farmacêutico clínico, inclusive nas farmácias.

“As resoluções permitiram ao farmacêutico fazer um bom acompanhamento do paciente, o que demandou que ele fosse se especializando e a farmácia se preparando para prestar esse serviço. Vamos debater sobre como foi essa adequação e o que os farmacêuticos de fato podem realizar hoje na farmácia”, afirma o Dr. Marcos.

Outro tópico que o presidente do CRF-SP destaca que será abordado na apresentação é a Consulta Pública 911/2020 da Anvisa, que continua aberta no site da Agência até sete de dezembro de 2020 e que, em sua avaliação, pode aumentar a oferta de exames oferecidos na farmácia, bem como ampliar as oportunidades de o farmacêutico realizar acompanhamento farmacoterapêutico e auxiliar no diagnóstico de diversas doenças.

“Vivemos um momento importante do ponto de vista da regulamentação dos serviços farmacêuticos, e é fundamental que estejamos preparados para mudanças e novos procedimentos a serem implementados na farmácia, por isso, espero todos no dia da palestra”, convida o presidente do CRF-SP.

A palestra Cuidado Farmacêutico: principais exames laboratoriais de acompanhamento farmacoterapêutico contará com a moderação do Dr. Sandro Jorge Januário, vice-coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP, docente e também especialista no setor.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP


Palestra

Cuidado Farmacêutico: principais exames laboratoriais de acompanhamento farmacoterapêutico

20/11/2020 das 14h20 às 15h20

Palestrante: Dr. Marcos Machado Ferreira

Moderador: Dr. Sandro Jorge Januário

 


 (Clique na imagem, acesse a  plataforma Congresse.me, conheça os ministrantes, acesse a programação)

ATENÇÃO:  Inscrições esgotadas





Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

https://chat.whatsapp.com/DOacvmKAaLGDDBRE5kIlVr

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.