Simpósio debate Inteligência Artificial, Sistemas Informatizados e Ferramentas Digitais no apoio ao farmacêutico

 (Inscrições esgotadas)

*Texto atualizado em 18 de novembro de 2020. 

 

São Paulo, 13 de novembro de 2020.

Quem se inscrever gratuitamente no Simpósio Tendências Farmacêuticas, que acontece de 19 a 21 de novembro poderá participar de uma mesa-redonda que debaterá o tema “Inteligência Artificial, Sistemas Informatizados e Ferramentas Digitais no apoio ao farmacêutico”. A mesa acontece no dia 21 das 15h30 às 17h e para participar dessa e outras atividades que serão totalmente on-line basta inscrever-se na plataforma congresse.me (Inscrições esgotadas).

Dra. Gabrielli Guglielmi, coordenadora de Suprimentos e Logística Hospitalar da Associação Educadora São Carlos (AESC) mantenedora do Hospital Mãe de Deus/Porto Alegre/RS irá falar sobre as ferramentas de gestão do tempo e organização de tarefas e ferramentas eletrônicas em dispositivos mobiles como celular, assim como de pesquisa de banco de dados sobre medicamentos, já que a maioria deles está disponível para todos que quiserem acessar.

“Vou falar de algumas competências que o farmacêutico deve ter, buscando visão sistêmica, adaptabilidade, porque hoje usar essas ferramentas é um diferencial. Vou comentar sobre inteligência artificial na avaliação de prescrição e de paciente com score que trabalho na instituição da qual faço parte assim como as inteligências artificiais de gestão de estoque que já conheço e que tem auxiliado muito em redes de varejo e acho muito promissor para a área de saúde”. Dra. Gabrielli destaca o quanto essa tecnologia pode auxiliar o farmacêutico. “Auxilia no dia a dia porque melhora a performance traz os dados na mão, e não tem como o paciente não ser beneficiado porque torna o dia a dia mais ágil, mais fidedigno, são ferramentas confiáveis, validadadas e fazem com que os farmacêuticos estejam mais próximos ao paciente”, ressalta.

Dra. Gabrielli Guglielmi será uma das palestrantes Dra. Gabrielli Guglielmi será uma das palestrantes

Outro participante da mesa será o farmacêutico Dr. Jorge Augusto Siqueira, Health Solutions Executive da DotLib, que falará sobre as ferramentas digitais no apoio ao farmacêutico – benefícios e limitações. Para ele as ferramentas podem dar suporte à decisão clínica, com foco em interações medicamentosas e dosagem de precisão, ajudar o farmacêutico do ponto de vista de eficiência e ampliação do conhecimento clínico. “O paciente pode ser beneficiado pois as ferramentas dão tempo ao farmacêutico para se envolver ainda mais no cuidado direto com o paciente (entrevista, orientação, etc) e gerenciar melhor a terapia medicamentosa do paciente”, destaca Dr. Jorge Siqueira.

 

Dr. Jorge Siqueira será um dos palestrantes Dr. Jorge Siqueira será um dos palestrantes

A mesa que será moderada pela Dra. Vanessa de Andrade Conceição, também contará com a participação da farmacêutica Dra. Graziela Ferreira Escobar, Gerente Sênior de Operações - AC Camargo Cancer Center que em sua apresentação irá discutir as principais funcionalidades das soluções digitais para monitoramento de pacientes oncológicos em tratamento ambulatorial. “A aplicação destas iniciativas se tornou um tema de interesse em oncologia com a apresentação de resultados de um programa de monitoramento remoto de pacientes com câncer de pulmão avançado. Este trabalho demonstrou ganho de sobrevida de nove meses, correlacionado com o seguimento ativo de pacientes e identificação precoce de sinais de progressão de doença. Apesar do estímulo a implementação de soluções que permitam maior conectividade entre pacientes e equipe assistencial, ainda existem barreiras expressivas e o farmacêutico será uma peça-chave”.

Ela chama a atenção ainda que embora muitas soluções já estejam implementadas para apoio logístico e identificação de erros de prescrição, o enfoque será nas possibilidades de gerenciamento de adesão a medicamentos de uso oral e identificação precoce de eventos adversos de pacientes em vigência de quimioterapia e imunoterapia. “Estudos demonstram ganho de sobrevida, redução de comparecimento à Emergência, educação e autonomia do paciente sobre suas necessidades e plano de cuidado, melhor comunicação com a equipe de apoio e melhor qualidade de vida”, finaliza.

Dra. Graziela Escobar será uma das palestrantes Dra. Graziela Escobar será uma das palestrantes

 

Inteligência Artificial, Sistemas Informatizados e Ferramentas Digitais no apoio ao farmacêutico

 21/11/20 – 15h30 às 17h

Palestrantes:

Dra. Gabrielli Paré Guglielmi

Dr. Jorge Augusto Siqueira (Micromedex)

Dra. Graziela Escobar

Moderadora: Dra. Vanessa de Andrade Conceição

 

 (Clique na imagem, acesse a  plataforma Congresse.me, conheça os ministrantes, acesse a programação. Inscrições esgotadas)

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado:

https://chat.whatsapp.com/DOacvmKAaLGDDBRE5kIlVr

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.