Presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, fala sobre a importância do uso correto da cefalexina ao portal UOL

São Paulo, 10 de novembro 2020

O Portal UOL publicou nesta terça-feira, 10/11, um artigo sobre o medicamento cefalexina na seção 'Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa' escrito pela jornalista Cristina Almeida.

Intitulado “Cefalexina combate infecções com segurança, mas tem tempo certo de uso"”, o texto abordou indicações, apresentações, vantagens e desvantagens, como utilizar, cotraindicações, entre outros aspectos farmacológicos deste antimicrobiano.

Ao portal, Dr. Marcos Machado abordou as reações de hipersensibilidade imediata que o uso da cefalexina pode causar, como a manifestação de urticária, angioedema (inchaço da pele) e até quadros anafiláticos, ou ainda reações de hipersensibilidade não imediata.

"Estima-se que, na população em geral, isso represente de 1% a 3% dos casos", diz o especialista. Outra advertência se refere ao uso do medicamento por pessoas que apresentem insuficiência renal grave. Nessa hipótese, o paciente deve ser monitorado constantemente pelo médico. Pessoas que já tiveram reações de pele, lesões na boca ou diarreia grave após o uso de antibiótico também devem informar ao médico tais eventos antes de iniciar o uso do medicamento. O mesmo se aplica aos indivíduos com diabetes, já que a medicação contém açúcar."

Clique aqui para ler na íntegra.

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

https://chat.whatsapp.com/DOacvmKAaLGDDBRE5kIlVr

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.