Anvisa lança painel com dados de monitoramento de notificações de eventos adversos e queixas técnicas referentes a produtos para saúde

Fonte: Ascom/AnvisaFonte: Ascom/Anvisa

 

São Paulo, 9 de julho de 2020

A Anvisa lançou nesta semana uma ferramenta que reúne dados sobre o monitoramento de notificações de eventos adversos e queixas técnicas referentes a produtos para saúde. Trata-se do Painel Externo de Notificações em Tecnovigilância. 

A solução tecnólogica está organizada em abas com dados absolutos e percentuais sobre as notificações abertas desde 2007. Esses dados incluem informações referentes aos tipos de notificação, classificação de ocorrências de eventos adversos, tipos de produto-motivo, nome técnico dos produtos, classes de risco, localização dos notificantes, empresas detentoras do registro, entre outras. É importante observar que as informações disponibilizadas preservam o anonimato dos envolvidos nas notificações.

A tecnovigilância compreende o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para saúde (artigos médico-hospitalares, produtos para diagnóstico de uso in vitro, materiais, equipamentos e implantes) na fase da pós-comercialização. Visa a recomendação da adoção de medidas que garantam a segurança sanitária do uso desses produtos na promoção e na proteção da saúde da população.

Para que o objetivo da tecnovigilância seja alcançado, são necessárias análises e investigações a partir de um conjunto de informações – reunidas por meio das notificações – sobre o desempenho dos produtos. Portanto, é fundamental a estruturação sistemática das informações sobre a vida dos produtos para saúde ao longo do tempo. Daí a importância do painel lançado pela Anvisa.

Clique aqui para acessar o Painel

 

Departamento de Comunicação CRF-SP - Fonte: Ascom/Anvisa

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.