Bauru apoia e promove ações em favor da campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”

Vereador Fábio Manfrinato durante pronunciamento em sessão plenária do dia 29/6Vereador Fábio Manfrinato durante pronunciamento em sessão plenária do dia 29/6São Paulo, 2 de julho de 2020.

A Câmara Municipal de Bauru está empenhada na divulgação da campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”, uma iniciativa que tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país. Em sessão plenária do dia 29 de junho e em reunião por videoconferência nesta quinta-feira (2/7), a casa legislativa abriu espaço para debater o tema e promover ações efetivas para o enfrentamento do problema na cidade.

Em parceria com o Poder Judiciário, por meio do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum de Bauru, a Câmara Municipal de Bauru promoveu reunião por videoconferência, nesta quinta-feira (02/07) para discutir, junto a farmácias e drogarias, estratégias que viabilizem na cidade a campanha.

A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar empresas e autoridades para promover o treinamento de funcionários e a disseminação da informação entre mulheres, que, se estiverem em situação de violência, podem sinalizar os atendentes das farmácias com um “X” na palma da mão.

A reunião desta quinta-feira contou com a participação da juíza Daniele Mendes de Melo, coordenadora do Anexo de Violência; do delegado regional do CRF em Bauru, Dr. Luiz Fernando Masseli Turini; e também de representantes da Polícia Militar (PM) e do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres de Bauru.

“Foi uma reunião bastante proveitosa, traçamos os objetivos e as metas para cada setor, para que falássemos a mesma língua e capacitar os farmacêuticos e atendentes dos estabelecimentos, sabendo como mediar e colher a vítima de maneira discreta e segura”, disse o vereador Fábio Manfrinato, que também é farmacêutico e um dos responsáveis por apresentar a campanha para as autoridades da cidade.

Já na sessão plenária da Câmara Municipal de Bauru, em 29 de junho, o vereador, destacou o apoio da categoria farmacêutica à campanha ao apresentar um vídeo com depoimento do presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado. "Tivemos aumento de 30% dos casos de violência doméstica em meio a essa pandemia, o que dá ainda mais sentido para essa campanha. Estamos apoiando a iniciativa, nossos fiscais estão orientando os farmacêuticos e equipes de trabalho, além disso nossas diretoras e conselheiras estão gravando vídeos para reforçar a importância da campanha para a categoria ", pontuou Machado no vídeo.

A campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica” é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), com apoio da Coordenadoria Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp).

Carlos Nascimento
(Departamento de Comunicação CRF-SP)