CRF-SP disponibiliza ferramenta gratuita de prescrição eletrônica para farmacêuticos

São Paulo, 6 de abril de 2020

Desde agosto de 2019, o CRF-SP disponibiliza, por meio de uma parceria com a empresa NextCorp, o acesso aos farmacêuticos a uma plataforma de prescrições eletrônica, o Sibrafar. Por meio da ferramenta, o farmacêutico consegue validar a autenticidade de uma receita assinada por certificação digital através do aplicativo ou site do Sibrafar ou do CRF-SP.

O objetivo é facilitar o entendimento no ato da dispensação, conferindo mais segurança tanto ao farmacêutico como ao profissional prescritor, mas, sobretudo, ao paciente que faz uso de medicamentos.

Por meio desse sistema, é possível acessar receitas emitidas por médicos de forma eletrônica e assinadas por certificado digital, por qualquer sistema ou plataforma, criando um modelo padrão de recebimento das receitas eletrônicas.

Além disso, a parceria gerou ainda mais segurança para paciente e prescritor, pois através de uma comunicação realizada virtualmente entre a plataforma e o banco de dados do CRF-SP, é possível verificar se o farmacêutico que está acessando a ferramenta é ativo e está apto para realizar a dispensação.

Experiência positiva

A iniciativa foi inédita no Brasil e surgiu após o CRF-SP realizar um chamamento público para esta parceria, sendo a contemplada a empresa NextCorp, idealizadora do sistema Sibrafar, já implementado a ferramenta em municípios paulistas, como Votuporanga e Olímpia (em fase final de implantação), interior do Estado, onde médicos e farmacêuticos passaram a integrar o sistema, com adesão de 100% das farmácias. Dentre os benefícios já colhidos com a experiência em Votuporanga estão o aumento na segurança na dispensação, diminuição de problemas com prescrições ilegíveis e receituários falsificados, redução na duplicidade de receitas, entre outros.

Passo a passo para acessar o Sistema

1 – Acessar o item “Prescrições eletrônicas” no quadro à direita da homepage do Portal www.crfsp.org.br ou clicar em https://sibrafar.com.br/.
2 – Conforme indicação, baixar o aplicativo Sibrafar no celular na Play Store (Android) ou na AppStore (IoS).
3 ¬– Após baixar o aplicativo, preencha com os dados solicitados.
Atenção: o e-mail e celular devem ser os mesmos do seu cadastro no CRF. Caso seja necessário, entre em contato com o seu CRF para confirmar os dados.
4 – Após preencher os dados, o seu pré-cadastro será analisado. Em seguida, você receberá um e-mail para finalizá-lo.
5 – Depois de confirmado o seu cadastro, você terá acesso ao sistema tanto por meio do App ou do site do CRF-SP.

Departamento de Comunicação CRF-SP