1ª Audiência Pública tem participação de diversos setores da sociedade civil e dá voz a profissionais interessados em contribuir com o tema

São Paulo, 6 de dezembro de 2019.

O CRF-SP realizou na noite de quinta-feira (5), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital, a primeira audiência pública sobre assistência farmacêutica. O objetivo dos encontros é ouvir e abrir o diálogo, de forma inovadora e democrática, com todas as partes envolvidas nessa questão, para compreender as peculiaridades do setor e fortalecer o processo regulatório.

Em sua apresentação, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, reiterou que esta é a primeira vez que a entidade promove uma audiência pública e que a ideia é dar voz às partes envolvidas de todos os setores e conhecer o impacto das decisões.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

“Pretendemos ser o mais equânime possível e tomar uma decisão que respalde os setores e a profissão. Nossa intenção é coletar o máximo possível de opiniões e avaliá-las de forma ampla e democrática. Todo o material irá nos auxiliar na tomada de decisões do Plenário do CRF-SP”, disse.

Dra. Ana Luiza Chieffi (CVS/SP); Dr. André Bedran Jabr (Sincofarma); e Dr. Paulo Pais (Sinfar-SP)Dra. Ana Luiza Chieffi (CVS/SP); Dr. André Bedran Jabr (Sincofarma); e Dr. Paulo Pais (Sinfar-SP)

Ele destacou o papel que cabe ao Conselho, que é zelar pela ética e disciplina no exercício da profissão farmacêutica. “A missão do CRF-SP é contribuir para a salvaguarda e promoção da saúde da sociedade, zelando pelos princípios éticos do exercício profissional por meio da conscientização e da fiscalização das atividades farmacêuticas. Assim, o Conselho protege a sociedade e valoriza os profissionais e empresas que atuam corretamente, nosso objetivo é continuar seguindo por esse caminho”.

Dra. Teresa Gutierrez (OAB/SP); Dra. Amarylis Toledo (ABFH); e Dr. Alexandre Alves da SilvaDra. Teresa Gutierrez (OAB/SP); Dra. Amarylis Toledo (ABFH); e Dr. Alexandre Alves da Silva

A audiência de São Paulo coletou o posicionamento de órgãos e entidades como o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, representado pela farmacêutica Dra. Ana Luiza Chieffi; Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de São Paulo (Sincofarma), representado pelo advogado Dr. André Bedran Jabr; Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sinfar-SP), representado pelo presidente Dr. Paulo Pais dos Santos; e da Comissão de Estudos das Relações de Trabalho do Setor da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), representada pela advogada Dra. Teresa Gutierrez.

Dr. Rafael Espinhel (ABCFARMA) e Dra. Raquel Rizzi (CRF-SP)Dr. Rafael Espinhel (ABCFARMA) e Dra. Raquel Rizzi (CRF-SP)

Houve também manifestações de participantes da audiência, que puderam se inscrever e apresentar seus argumentos, entre os quais a Dra. Amarylis de Toledo Cesar, farmacêutica da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH); Dr. Alexandre Alves da Silva, farmacêutico atuante no Sistema Único de Saúde (SUS); Dr. Rafael Espinhel, advogado da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA); e a Dra. Raquel Rizzi, assessora de relações institucionais do CRF-SP e farmacêutica docente.

Campinas e Ribeirão Preto

As audiências terão continuidade no próximo mês, quando ocorrerão os encontros em Campinas (29/01) e Ribeirão Preto (30/01). Confira mais informações e saiba como participar, lembrando que os interessados poderão participar comparecendo presencialmente ou enviando contribuições por escrito até o dia 31/01/2020: https://bit.ly/2RmDG5V

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP