Conselho Federal de Farmácia homenageia ex-presidente do CRF-SP

São Paulo, 13 de junho de 2019.

Nesta manhã, 13,  o Conselho Federal de Farmácia realizou, em Brasília, a cerimônia de Outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico aos profissionais que se destacaram em 2018. A homenagem é realizada por meio de indicação dos conselheiros federais de Farmácia dos estados, mediante aprovação em reunião plenária.

Representando São Paulo, o homenageado foi o Dr. Francisco de Paula Garcia Caravante Junior, que presidiu o CRF-SP nos anos de 2004 e 2005, além de ter sido conselheiro regional secretário-geral e vice-presidente. Foi também diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.

Este ano a Comenda também foi entregue à Escola de Farmácia de Ouro Preto (MG), que completou 180 anos, em 2019.

Dra. Margarethe Kishi, conselheira federal por São Paulo, Dr. Francisco Caravante Jr, homenageado e ex-presidente do CRF-SP e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDra. Margarethe Kishi, conselheira federal por São Paulo, Dr. Francisco Caravante Jr, homenageado e ex-presidente do CRF-SP e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

Prêmio Jayme Torres

A cerimônia também contemplou os vencedores do Prêmio Jayme Torres, que tem como objetivo incentivar a pesquisa e a produção de artigos técnicos e científicos por farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia. É, ainda, uma homenagem a um dos fundadores e primeiro Presidente do CFF, o Dr. Jayme Torres.

Os participantes inscreveram artigos técnicos e científicos que se relacionassem com o tema “O impacto da incorporação de tecnologias ou procedimentos nas análises clínicas e toxicológicas visando à segurança do paciente”.

O segundo lugar ficou com a farmacêutica Leiliane Marcatto, membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP que inscreveu o trabalho “Impacto da Requisição do Exame Laboratorial pelo Farmacêutico no monitoramento Terapêutico de Varfarina em Pacientes com baixo tempo dentro da faixa Terapêutica”, que contou com a colaboração de Luciana Sacilotto, Letícia Camargo Tavares, Mirella Facin, Natália Olivietti, Célia Maria Cassaro Strunz, Francisco Carlos Costa Darrieux, Maurício Ibrahim Scanavacca, José Eduardo Krieger, Alexandre Costa Pereira e Paulo Caleb Júnior Lima Santos.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dra. Leiliane Marcatto, membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP e segunda colocada no Prêmio Jayme Torres  Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dra. Leiliane Marcatto, membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas do CRF-SP e segunda colocada no Prêmio Jayme Torres

Em primeiro lugar ficou a Thaís Resende Batista com o trabalho “Associação entre o uso de contraceptivo oral e a geração de trombina: Evidência do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)”, com colaboração de Ana Paula Ferreira Silva, Chams Bicalho Maluf, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Sandhi Maria Barreto, Maria das Graças Carvalho, Roberta Carvalho de Figueiredo e Danyelle Romana Alves Rios.

A menção honrosa foi entregue ao farmacêutico Alberto Gomes Tavares Júnior, do Amapá, que apresentou a tese: “Desenvolvimento e validação de método por CLUE-EM/EM para quantificação simultânea de Losartana e seu metabólito ativo para monitoramento plasmático em pacientes renais”, com a colaboração de Ozzy Moreno de Almeida e Silva, Jeff Murilo Silva de Castro, Lílian Grace da Silva Solon, Esteban Guitián Fernández, Francisco Fábio Oliveira de Sousa.

Saiba mais sobre o homenageado Dr. Francisco Caravante

Graduado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara e mestre em Ciências Farmacêuticas, gerenciou a Concessionária Paulista de Medicamentos na área de relações institucionais e iniciou todo um trabalho voltado para pesquisa e desenvolvimento de fármacos, por meio de financiamento da CEME (Central de Medicamentos), do Ministério da Saúde. Depois, migrou para a farmácia hospitalar; inaugurou uma farmácia magistral, em Santo André (SP); coordenou a assistência farmacêutica municipal de Ibaté, também, em São Paulo.

Foi professor substituto de Deontologia e legislação Farmacêutica, Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara. Foi professor das mesmas disciplinas na Unisanta, em Santos; da Unisa, em São Paulo; da Uniararas, em Araras, e da Unimep, em Piracicaba. Nestas duas últimas, foi, também, supervisor de Estágio em Farmácia. A busca por novas experiências o conduziu a muitas outras atividades, como as de consultor em legislação sanitária, licenciamento, boas práticas farmacêuticas para mais de 600 farmácias, distribuidoras e indústrias cosméticas e de produtos para a saúde.

Dr. Marco Quintão, Dr. Francisco Caravante, Dra. Margarete Kishi e Dr. Marcos Machado durante a Comenda do Mérito Farmacêutico do CFFDr. Marco Quintão, Dr. Francisco Caravante, Dra. Margarete Kishi e Dr. Marcos Machado durante a Comenda do Mérito Farmacêutico do CFF

Confira quem foi o homenageado de cada Estado:

Luana Christina Esteves das Neves (AC)

Manuella Pereira Cavalcante de Melo Queiroz (AL)

Jardel Araújo da Silva (AM)

Aldo Aparecido Proietti Junior (AP)

Geruza Maria Carneiro Morais da Cunha (BA)

Cristiane Macêdo Feijó (CE)

Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho (DF)

Maria Clara Passos Cruz Ghidetti (ES)

Adibe Georges Khouri (GO)

Maria Assunção Silva Morais (MA)