Episódios como esquecimentos são parte do processo de envelhecimento normal e nem sempre estão associados à doença de Alzheimer ou a outros tipos de demência. Tais problemas, porém, podem estar relacionados ao hipocampo, a parte do cérebro ligada à memória e ao aprendizado.

Um outro estudo mostrou que uma área do hipocampo chamada giro dentado é a principal responsável pelo declínio mental normal associado ao envelhecimento. Já o novo estudo avalia imagens do cérebro humano e de animais, a partir das quais os pesquisadores observaram que a atividade reduzida dessa parte do cérebro estava associada a altos níveis de açúcar no sangue.

Com isso, os especialistas concluíram que o controle da glicose pode beneficiar a saúde mental e cognitiva não apenas dos diabéticos, mas também das pessoas que não apresentam a doença metabólica.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.