Santa Lucia e Espírito Santo do Pinhal se manifestam contra EaD na saúde

 

O delegado regional da Seccional de Araraquara, Dr. Evandro Yashuda, e a delegada adjunta, Dra. Luciane Cristina Joaquim, com os vereadores da Câmara de Santa LuciaO delegado regional da Seccional de Araraquara, Dr. Evandro Yashuda, e a delegada adjunta, Dra. Luciane Cristina Joaquim, com os vereadores da Câmara de Santa Lucia

São Paulo, 7 de dezembro de 2018.

Mais dois munícipios do interior do Estado se manifestaram recentemente contra os cursos de graduação integralmente a distância na área da saúde, por meio de aprovação de moções de repúdio no Legislativo local. A primeira delas é Santa Lucia, na região de Araraquara, e a segunda é Espírito Santo do Pinhal, próxima a Espírito Santo do Pinhal.

Em Santa Lucia, a iniciativa partiu dos vereadores Milton Cerqueira Leite (Tatu) e Edimilson Marani, que apresentam a moção durante sessão ordinária realizada em 3 de dezembro. No documento, consta que “a modalidade EaD torna-se uma contradição, na medida em que não assegura quesitos fundamentais para o processo de formação na área da saúde e é um problema a ser enfrentado dentro dos preceitos éticos, pois a vida humana é prioridade e deve estar acima de qualquer outro interesse”.

Para o vereador e um dos autores da moção Milton Cerqueira Leite, a presença do profissional de saúde é essencial no atendimento e, portanto, na sala de aula não poderia ser diferente. “Entendemos ser completamente absurda essa proposta, visto que estamos tratando de vidas humanas em que o profissional tem de se fazer presente para desenvolver a prática e estar presente na convivência com o paciente. ”

Já em Espírito Santo do Pinhal, a moção foi uma iniciativa do vereador Adriano Salvi, que protocolou o documento em 5 de novembro junto à Câmara Municipal, que posteriormente aprovou a propositura. A moção aponta que “os polos de EaD aparentemente não cumprem as exigências legais, não dispõem de equipamentos adequados e suficientes para atender o número de acadêmicos e não são fiscalizados de forma eficaz”.

Clique aqui para ver na íntegra a moção de nº 27/2018 (Santa Lucia)

Clique aqui para ver na íntegra a moção de nº 01/2018 (Espírito Santo do Pinhal)

 

Renata Gonçalez (colaborou Gabriela Rodrigues)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.