Cosmópolis emite moção de repúdio contra possível permissão

Dr. José Carlos Passos Neto, o Zezinho da FarmáciasDr. José Carlos Passos Neto, o Zezinho da FarmáciasSão Paulo, 04 de dezembro de 2018.

Mais um município se posicionou contra a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados e estabelecimentos similares. Com proposição do vereador José Carlos Passos Neto, mais conhecido como Zezinho da Farmácias, a Câmara Municipal de Cosmópolis aprovou, em 28 de novembro, a moção de repúdio nº 33/18, reafirmando a posição contrária à aprovação do Projeto de Lei Federal nº 9.482/2018, de autoria do deputado federal Ronaldo Martins, que pretende alterar a lei 5991/73 para permitir a venda dessa classe de medicamentos em estabelecimentos que não são farmacêuticos.

Para o vereador, não é justificada a venda de medicamentos em supermercados por se tratar de um produto que necessita da orientação do profissional de saúde indicado, que é o farmacêutico. “A monção se deu também por que a venda indiscriminada pode trazer prejuízos para a saúde da população. Nossa defesa é para o uso racional de medicamentos e isso só pode acontecer com a presença e orientação do farmacêutico”, disse.

Cosmópolis é um dos poucos municípios que contam com três farmacêuticos parlamentares. Além de Zezinho da Farmácia, o plenário conta com o Dr. Elcio Amancio, que subscreveu o texto da moção junto com o autor, além do Dr. Eugênio Silva.

Clique aqui para acessar o texto da moção nº 33/18

Carlos Nascimento