Reunião contou com a presença do vereador Gilberto Natalini

 

Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Gilberto Natalini, Dr. Marcos Machado, Dra. Luciana Canetto e Dra. Danyelle MariniDr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Gilberto Natalini, Dr. Marcos Machado, Dra. Luciana Canetto e Dra. Danyelle Marini

São Paulo, 27 de novembro de 2018.

A décima reunião plenária de 2018 aconteceu nesta noite, na sede do CRF-SP, e, além da diretoria e conselheiros, contou com a presença do vereador por São Paulo, Dr. Gilberto Natalini, que realizou uma apresentação sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O vereador ressaltou que a vacinação realizada pelo SUS no Brasil talvez seja o maior do mundo, uma tradição da saúde pública brasileira. “Do ponto de vista teórico é um sistema perfeito, mas está subfinanciado desde a criação. E, por que defendemos tanto o SUS? Porque o brasileiro não consegue bancar a sua saúde. O norte-americano consegue, o povo brasileiro, nem o patrão consegue bancar saúde suplementar aos empregados”.

 

Dr. Natalini destacou ainda que o Brasil investe menos de 4% do PIB no sistema público, outros países investem até 14%. “Os farmacêuticos ainda são pouco valorizados pelo SUS, eles têm um caminho para percorrer. Estou muito agradecido por participar de um debate com essa categoria tão estratégica dentro da saúde”.

O vereador comunicou aos presentes que entrou com o pedido recentemente com um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo contra a venda de medicamentos em supermercados e estabelecimentos similares. O assunto foi tema de audiência pública nesta terça-feira, 27/11, na Câmara dos Deputados.

O vereador Gilberto Natalini falou sobre o financiamento do SUSO vereador Gilberto Natalini falou sobre o financiamento do SUS

 

A reunião plenária contou ainda com uma apresentação da coordenadora da Comissão Assessora de Suplementos Alimentares do CRF-SP, Dra. Priscila Dejuste, a respeito dos marcos regulatórios da Anvisa e do CFF sobre o assunto.

Todas as reuniões plenárias são transmitidas ao vivo e podem ser acompanhadas pelo portal www.crfsp.org.br.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.