Seminário acontece no próximo sábado (24), no plenário da sede do CRF-SP

 

 

Dr. Roberto Tadao, Dra. Maria Fernanda Carvalho e Prof. Dr. Gilberto Araújo GuimarãesDr. Roberto Tadao, Dra. Maria Fernanda Carvalho e Prof. Dr. Gilberto Araújo GuimarãesSão Paulo, 19 de novembro de 2018.

Com o objetivo de debater a influência das mídias sociais no trabalho do farmacêutico e os cuidados que esses profissionais precisam ter ao receber e dispensar prescrições, especialmente aquelas ilegíveis ou pouco legíveis, o CRF-SP realiza no próximo sábado (24/11) o Seminário de Ética e Direitos e Prerrogativas Profissionais. O evento, que é promovido pelo Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais, acontecerá no plenário da sede do Conselho, das 9h às 13h.

Para falar sobre “comunicação nas mídias sociais com ética” o evento contará com a palestra do Prof. Dr. Gilberto Araújo Guimarães, mestre em Filosofia, com MBA pela FGV-SP, engenheiro pela Escola Politécnica-USP, psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise e docente da Universidade Anhembi Morumbi. Em sua apresentação, ele desenvolverá conceitos teóricos para contextualizar e analisar o comportamento das pessoas nas redes sociais e como isso interfere nas suas relações pessoais e profissionais. “Iremos falar sobre o conceito de ética no mundo atual e sua significância e porque o mundo é menos anônimo nos nossos dias. Também iremos abordar alguns truques para estabelecer uma comunicação mais eficaz”, afirmou o palestrante.

A Dra. Maria Fernanda Carvalho, conselheira e coordenadora do Comitê de Prerrogativas do CRF-SP irá apresentar e recomendar aos profissionais as “Condutas a seguir ao receber prescrições ilegíveis”. “Muitas vezes, na vontade de atender, o farmacêutico pode cometer erros de interpretação daquela receita ilegível ou pouco legível, imaginar que seja um determinado medicamento e na verdade era outro, ler uma dosagem diferente etc. Isso representa um risco muito grande para segurança da paciente. O farmacêutico é responsável pelo que dispensa e isso implica em penalidades éticas e criminais, por isso tem o dever de entrar em contato com o prescritor e o direito ou não de dispensar, caso não consiga esclarecer sua dúvida”.

Para concluir, o evento contará ainda com a palestra do Dr. Roberto Tadao Magami Junior, gerente do departamento de consultoria jurídica do CRF-SP, que falará sobre “Riscos de exposição das prescrições nas mídias sociais”. Segundo o palestrante, a divulgação de prescrições médicas em redes sociais pode implicar em punições civis, penais e administrativas. “Ultimamente profissionais estão criando grupos, especialmente no Facebook e Whatsapp, para discutir a compreensão de prescrições ilegíveis, com isso eles acabam divulgando a doença e nome do paciente e isso implica em violação da intimidade”, explicou o advogado.

Agenda

Seminário de Ética e Direitos e Prerrogativas Profissionais

Data: Dia 24 de novembro (sábado)

Horário: 9h ás 13h

Local: Plenário da sede do CRF-SP

Clique aqui e faça a sua inscrição

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.