CRF-SP promove capacitação que visa orientar profissionais no pós-trabalho

 

Público no plenário do CRF-SP: conteúdo é voltado tanto para profissionais em atividade como para os que estão em fase de se aposentarPúblico no plenário do CRF-SP: conteúdo é voltado tanto para profissionais em atividade como para os que estão em fase de se aposentar

São Paulo, 12 de novembro de 2018.

Nos dias 6 e 7 de novembro, o CRF-SP promoveu em sua sede, na capital, a capacitação Programa de Preparação à Aposentaria. O evento é uma iniciativa do Comitê Sênior e tem por objetivo trazer orientações pertinentes tanto para profissionais em atividade, como para os que estão em fase de se aposentar.

O primeiro módulo abordou questões relacionadas a aspectos comportamentais na fase da aposentadoria, marketing pessoal/networking, saúde na aposentadoria, faculdade aberta da terceira idade e a importância do feedback. A apresentação ficou a cargo de José de Araújo Villar, economista, biomédico, consultor do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos dos Estado de São Paulo (Sindusfarma) e especialista em psicologia organizacional, gestão de pessoas, liderança e negociação.

Os ministrantes José de Araújo Villar e Arnaldo Pedace, e a Dra. Salette Maria Krowczuk de Faria, 2ª vice-coordenadora do Comitê SêniorOs ministrantes José de Araújo Villar e Arnaldo Pedace, e a Dra. Salette Maria Krowczuk de Faria, 2ª vice-coordenadora do Comitê Sênior

Na avaliação do ministrante, é de extrema importância que profissionais de todas as idades façam uma reflexão sobre o futuro. “Não são todos que estão preparados para o momento pós-trabalho, o que pode levar a uma fase da vida repleta de surpresas para quem não se planejou financeiramente, psicologicamente e socialmente”.

No segundo módulo, foram abordados aspectos como empreendedorismo no pós-trabalho, aspectos legais da aposentadoria, finanças pessoais, saúde alimentar e projeto de vida, com participação do gerente de Relações Trabalhistas do Sindusfarma, Arnaldo Pedace, que detalhou como funciona o fator previdenciário. “Como sabemos, haverá mudanças no sistema de aposentadoria no país, e temos de programar a nossa segunda metade da vida para que ocorra de forma digna, nos permitindo aproveitar este período com segurança”, afirmou.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.