Solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo

Profa. Primavera Borelli, diretora da FCF-USP, Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Luis Fernando Teixeira, deputado estadual Profa. Primavera Borelli, diretora da FCF-USP, Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Luis Fernando Teixeira, deputado estadual

São Paulo, 9 de novembro de 2018.

A terceira mais antiga instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, FCF-USP, acaba de completar 120 anos de existência. A data foi marcada por uma solenidade no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira, 9/11.

A cerimônia contou com uma série de homenagens a funcionários, docentes, representantes de instituições e entidades que ao longo dos anos contribuíram para o fortalecimento da profissão farmacêutica, entre elas o CRF-SP, representado pelo presidente, Dr. Marcos Machado.

O presidente do CRF-SP compôs a mesa da solenidade O presidente do CRF-SP compôs a mesa da solenidade

O presidente do CRF-SP integrou a mesa de abertura ao lado do deputado estadual Luis Fernando, da diretora da FCF-USP, Dra. Primavera Borelli, da vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dra. Lenira da Silva Costa e outros homenageados.

Em seu discurso, Dr. Marcos enfatizou a preocupação com o ensino farmacêutico no país, em especial com a expansão da graduação em EaDEm seu discurso, Dr. Marcos enfatizou a preocupação com o ensino farmacêutico no país, em especial com a expansão da graduação em EaD

Ao receber a honraria, Dr. Marcos destacou os profissionais que sempre contribuíram com o CRF-SP seja na organização de congressos, participação em eventos e comissões e muito mais. Ele também lembrou carinhosamente do falecido professor Paulo Minami, ex-docente da USP, que fazia parte da Comissão Assessora de Educação do CRF-SP e que hoje dá nome ao prêmio, concedido pela entidade, que homenageia o melhor aluno dos cursos de Farmácia nas Instituições de Ensino Superior do Estado.

Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo

“É uma honra representar o CRF-SP nesta homenagem. Celebrar 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP é muito gratificante, principalmente nesse momento em que vemos  o cenário do ensino farmacêutico no país como extremamente preocupante. A defesa do ensino de excelência nos dá coragem e vontade de continuar uma luta que não é fácil. Quem dera que o ensino de Farmácia no Brasil fosse pautado pela mesma qualidade que encontramos na Faculdade da USP. Estamos em uma luta com o temerário ensino a distância, que não é mais uma ameaça, mas uma realidade que nos preocupa e muito, mas não vamos desistir, vamos enfrentar e tentar mudar esse cenário”.

Em 120 anos, a faculdade já graduou mais de 7 mil farmacêuticos, formou 1.882 mestres e 1.125 doutores. Atualmente está entre as 50 melhores faculdades de Farmácia do mundo.

Dr. Rodney Garcia Rocha, diretor da Faculdade de Odontologia da Usp,  Luis Fernando Teixeira, deputado estadual, Dr. Lauro Moretto, presidente emérito da ANF, Dra. Primavera Borelli, diretora da FCF-USP, Dra. Lenira Costa, vice-presidente do CFF e DR. Marcos Machado, presidente do CRF-SP Dr. Rodney Garcia Rocha, diretor da Faculdade de Odontologia da Usp, Luis Fernando Teixeira, deputado estadual, Dr. Lauro Moretto, presidente emérito da ANF, Dra. Primavera Borelli, diretora da FCF-USP, Dra. Lenira Costa, vice-presidente do CFF e DR. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

Fatos que marcaram os 120 anos da FCF-USP

• 1898 - Primeira instituição de ensino na área de saúde em São Paulo
  • Uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo
  • Recebeu a visita de Alexander Fleming
  • Participou e participa da elaboração da Farmacopeia Brasileira
  • 1970 - Criação da primeira farmácia-escola do Brasil
  • 1974 - Propôs e participou da criação da Fundação para o Remédio Popular – Furp
  • Participou da criação do Hospital universitário da Usp
  • Criou o primeiro programa de residência em atenção farmacêutica e farmácia clínica do estado de São Paulo
  • Participação na criação do CRF-SP

Confira os homenageados na solenidade

Marcos Machado – CRF-SP

Elisabeth Igne Ferreira – Decano da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Hélio Dias de Assunção – Funcionário mais antigo da FCF-USP

Primavera Borelli –FCF-USP

Lauro Moretto –Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas e Academia Nacional de Farmácia

Sandra Helena Farsky – Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Alexsandro Rodrigues Baiense – Associação Brasileira de Farmácia

Lenira da Silva Costa –Conselho Federal de Farmácia

Rodney Garcia Rocha – Faculdade de Odontologia da Usp

Humberto Gomes Ferraz – Laboratório de desenvolvimento e inovação farmacotécnica

Lucas Adriano do Nascimento – Núcleo de direitos humanos da FCF-USP

Ildeu de Castro Moreira – Sociedade Brasileira para o progresso da ciência

Luiz Fernando Pellegrino – União Farmacêutica de São Paulo

Vahan Agoyan – USP

Franco Maria Lajolo – ex-diretor da FCF-USP

Jorge Mancini Filho - ex-diretor da FCF-USP

José Carlos Barbério - ex-diretor da FCF-USP

Maria Inês Rocha Santoro - ex-diretor da FCF-USP

Seizi Oga - ex-diretor da FCF-USP

Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - ex-diretor da FCF-USP

Unifar

Após a solenidade, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado visitou as instalações na União Farmacêutica de São Paulo. Foi recebido pelo presidente da Unir, Dr. Luis Fernando Pellegrino que apresentou as instalações da sede no bairro da Liberdade, na capital e debateu sobre planos e cursos oferecidos pela entidade.

Dr. Marcos Machado e Dr. Luis Pellegrino, presidente da Unifar Dr. Marcos Machado e Dr. Luis Pellegrino, presidente da Unifar

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP