Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos ocorre de 12 a 16/11

 

São Paulo, 6 de novembro de 2018.

Desde 2015, a preocupação com a resistência antimicrobiana ganhou uma importante aliada desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, no mês de novembro, a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, cujo objetivo é aumentar a conscientização sobre o tema. Neste ano, em São Paulo, a campanha contará com diversas ações promovidas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Convisa) ligada à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, com apoio do CRF-SP.

Uma das ações consiste na realização de uma mesa-redonda no próximo dia 13 (terça-feira), das 9h30 às 12h, na sede do CRF-SP, com a participação de representantes da Vigilância Sanitária de Medicamentos, Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares, e do próprio Conselho, para abordar questões relacionadas ao uso racional de antibióticos.

Além disso, no dia 12 (segunda-feira), a assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, realizará duas palestras sobre antimicrobianos, sendo uma delas voltada para farmacêuticos da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirituba, e outra para a população, no Centro Cultural Brito Broca, no mesmo bairro.

Outra ação voltada para profissionais da saúde será a distribuição de uma carta aberta aos profissionais da saúde ressaltando seu papel no combate às bactérias multirresistentes aos antimicrobianos, bem como divulgando algumas medidas que podem ser adotadas no ambiente do trabalho (clique aqui para acessar o material).

Haverá também a colocação de um cartaz orientativo nas unidade de saúde com informações voltadas para a população sobre o assunto (clique aqui para acessar o material).

Programação

12/11
Palestras da Dra. Amouni Mourad no bairro Pirituba/São Paulo
10h30 - sala da Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba (na rua Uratinga, 90) – palestra para farmacêuticos das UBS
14h - Centro Cultural Brito Broca (av. Mutinga, 1425) – palestra para a população

13/11
Mesa-redonda sobre uso consciente de antibióticos
9h às 9h30 – Recepção e formação da mesa
9h30 às 10h – Dr. José Ruben (representante da Assistência Farmacêutica – SMS)
10h às 10h30 - Representante do CRF-SP (a confirmar)
10h30 às 11h – Fernanda Zenaide (representante do Núcleo Municipal de Controle de Infecção Hospitalar da DVE/Covisa)
11h às 11h30 – Gislene Maria Oliveira Luz (representante do Núcleo de Vigilância de Medicamentos da DVPSIS/Covisa)
11h30 às 12h – Debate e Encerramento

Para inscrições, acesse

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.