Coordenadora da Covisa participa da reunião plenária do CRF-SP

Dra. Danyelle Marini, Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Marcos Machado e Dra. Luciana Canetto Dra. Danyelle Marini, Dr. Antonio Geraldo dos Santos, Dr. Marcos Machado e Dra. Luciana Canetto São Paulo, 20 de setembro de 2018.

Para debater a recente criação de um número de CNES específico para o serviço de vacinação nas farmácias, conquista fruto da parceria entre CRF-SP e a Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Saúde, a coordenadora da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de São Paulo), Dra. Solange Saboia. A coordenadora se mostrou satisfeita com o resultado da força-tarefa conjunta e se colocou à disposição do CRF-SP para futuras parcerias, assim como para a participação no curso que está sendo preparado e que irá capacitar os farmacêuticos de São Paulo a realizarem a vacinação.

Dra. Solange Saboia, coordenadora da Covisa ao lado de Dr. Marcos Machado e Dra. Luciana CanettoDra. Solange Saboia, coordenadora da Covisa ao lado de Dr. Marcos Machado e Dra. Luciana Canetto

Os anos de esforços do CRF-SP para que esse serviço fosse uma realidade nos estabelecimentos passam por contribuições a regulamentações, incentivos a projetos de lei municipais, palestras, reuniões e outras ações foram apresentados na plenária pela Dra. Luciana Canetto, secretária-geral. Após regulamentado pelo Conselho Federal de Farmácia, pela lei federal 13.021/14 e por leis municipais, o serviço não era realizado por falta de um CNES, no entanto, a parceria se aproximou do ministério da Saúde e culminou na grande conquista aos profissionais.

Dra. Luciana Canetto, secretária-geral do CRF-SP falou sobre as ações do CRF-SP em favor da vacinação nas farmácias Dra. Luciana Canetto, secretária-geral do CRF-SP falou sobre as ações do CRF-SP em favor da vacinação nas farmácias

Para Dr. Marcos Machado a vacina nas farmácias democratiza o serviço, já que amplia o acesso da população. “Como a regulamentação já existia, as empresas já investiram em salas especiais para vacinação, mas com a falta do CNES havia uma descrença do setor na realização do serviço. Fomos extremamente bem recebidos pelo secretário de saúde, Dr. Edson Aparecido dos Santos e pelo secretário adjunto, Dr. Eduardo Ribeiro Adriano.

Dr. Marcos ressaltou que apesar de ter sido uma ação realizada em São Paulo, a decisão vale para o Brasil todo.

Plenária do CRF-SP tem transmissão ao vivo pelo portal Plenária do CRF-SP tem transmissão ao vivo pelo portal

Dia do Farmacêutico

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado apresentou a campanha em homenagem ao Dia do Farmacêutico, que está sendo veiculada em rádios e tevês a partir de amanhã, além de apresentar, em primeira mão, a campanha em parceria com os Conselhos de Enfermagem e Medicina que trata sobre a violência aos profissionais de saúde. A coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas do CRF-SP, Dra. Maria Fernanda Carvalho, destacou as principais ações e avanços obtidos pelo Comitê desde a criação.

Dra. Maria Fernanda Carvalho, coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas do CRF-SPDra. Maria Fernanda Carvalho, coordenadora do Comitê de Direitos e Prerrogativas do CRF-SP

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP