Seccional

Zona Leste

Data de inauguração
22/03/2013
Farmacêuticos na região
1974
Funcionários da Seccional
2
Fiscais da Seccional
2
Diretora
Dra. Alessandra Brognara de Oliveira
CRF-SP: 20367
Vice-Diretora
Dra. Eliete Bachrany Pinheiro
CRF-SP: 55209
Agenda de Eventos
  • 08/10 - Cuidados Farmacêuticos na Pediatria
  • 11/10 - Reunião da Comissão de Distribuição e Transporte
  • 13/10 - Encontro Paulista de Farmacêuticos
  • 24/10 - Reunião da Comissão Técnica
  • 27/10 Reunião da Comissão de Saúde Pública
  • Todas as reuniões se iniciam às 19h30.
Plantões da Diretoria Regional: Todas as quintas-feiras, das 14h30 às 16h.
  • Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 17h30
  • Endereço: Rua Maciel Monteiro, 93, Vila Santa Teresa, São Paulo - SP / CEP: 03566-000
  • Telefone: (11) 2361-9152 / Fax: (11) 2361-8542
Notícias

Orientação em libras

 

Farmacêutica fala sobre uso racional de medicamentos para surdos

 

Atendimento de libras Ainda na infância, a farmacêutica dra. Abia Cristina Felippe passou a observar o quanto as crianças surdas eram excluídas das brincadeiras com os demais por terem dificuldade em se comunicar.  Triste com a situação, assim que pode começou a estudar a língua de sinais “libras” para ajuda-los. Atendimento de Libras

Hoje, ela trabalha, voluntariamente, esclarecendo dúvidas sobre medicamentos como a administração, já que muitos surdos a procuram com suas receitas até mesmo antes de começar qualquer tratamento indicado pelo médico. “Atualmente faço curso de Libras na Instituição de ensino Seli Educação e Inclusão (colégio que atende surdos desde 2002 com ensino médio completo, além de cursos de capacitação, inclusão e pós-graduação). Faço uma anamnese com alunos e professores surdos e os oriento. O retorno é muito positivo”. 

Coordenadora da Semana de Assistência Farmacêutica e da Comissão Ações na Comunidade da Seccional Leste, dra. Abia é a Farmacêutica Responsável pelo desenvolvimento das formulas em uma farmácia magistral, além de ter especialização em farmacologia clínica e farmacoterapia. Ela realiza palestras sobre uso racional de medicamentos, explica sobre o erros e abuso quando administrados incorretamente, além de orientar sobre as drogas, alcoolismo e dengue.

Os resultados não param de aparecer. Um dos professores do Instituto onde estuda, fazia uso de três medicamentos com nomes comerciais diferentes, porém com o mesmo princípio ativo, o que ultrapassava a dosagem máxima diária, a acetilcisteína em forma de pó dispensado em sachê, em xarope e em cápsula. “Imediatamente, orientei o professor que é surdo a parar a medicação e pedi para verificar suas receitas, notei que ele havia ido em médicos com especialidades diferentes e ainda comprou um medicamento por conta própria, graças a Deus o orientei e ele fez o tratamento correto”.

Atendimento de Libras A assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad também teve sua parcela de contribuição para a escolha de dra. Abia. Tive um grande incentivo da minha querida professora durante a graduação em Farmácia. Ela sempre me falou que uma boa comunicação e orientação certa, principalmente com surdos, salvaria vidas”.

 

Conhecimento em libras

O farmacêutico (a) que conhecer a linguagem em libras e quiser se juntar à dra. Abia pode entrar em contato pelo e-mail abiafelipp@hotmail.com.

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP