Coordenadora: Dra. Livia Maria Gonçalves Barbosa
Vice-Coordenadoras: Dra. Vanessa de Andrade Conceição /Dra. Silvia Coimbra de Oliveira
Farmácia Clínica: mais do que um conceito, uma prática essencial
Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças.
O Farmacêutico Clínico está apto a identificar sinais e sintomas, implementar, monitorar a terapia medicamentosa e orientar o paciente, atuando em conjunto com outros profissionais de saúde visando a efetividade do tratamento. Exige um amplo conhecimento em práticas terapêuticas, aliado a capacidade de julgamento e tomada de decisão.
A Comissão Assessora de Farmácia Clínica tem por objetivos desenvolver discussões sobre a prática clínica, o aperfeiçoamento técnico e a proposição de normas e procedimentos.
Para os farmacêuticos que estiverem interessados em participar, basta entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
|
Notícias da Comissão Assessora de Farmácia Clínica
No sábado, 9/05, farmacêuticos participaram do workshop “Cuidados Farmacêuticos em Diabetes, Doenças do aparelho Respiratório e Hipertensão e Dislipidemias”, na sede do CRF-SP. Você pode baixar os casos clínicos e material de apoio do Workshop aqui |
II Encontro de Farmacêuticos Clínicos O II Encontro de Farmacêuticos Clínicos foi realizado no sábado, dia 06/12, no Hotel Braston, na Capital. Intitulado "Farmacêutico Clínico: O futuro especialista", o evento reuniu profissionais que atuam ou pretendem atuar na área para debater a necessidade de especialização nas diversas áreas de atuação da farmácia clínica. O encontro foi realizado pela Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, dando continuidade ao primeiro encontro, promovido há dois anos. Veja os arquivos de apresentações autorizadas pelos ministrantes, para disponibilização. |
![]()
Especialista destaca importância de fiscalizar a prescrição de remédios. Erros de medicação evitáveis custam até US$ 29 bilhões por ano nos EUA.
|