ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Declaração foi do secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim

Herno Harzheim, secretário de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde

 

São Paulo, 11 de novembro de 2019. 

A necessidade de valorização do farmacêutico foi exaltada pelo secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, durante uma reunião do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de São Paulo, em 21 de outubro. 

Médico da família, professor e pesquisador, o secretário apresentou a proposta do novo modelo de financiamento da Atenção Primária no SUS e durante o debate destacou que irá discutir de maneira firme o papel do farmacêutico na atenção primária.

“O Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) já fez um documento junto com o Hospital Oswaldo Cruz discutindo isso. É o profissional que diminui mortalidade na atenção primária. Não sou eu que estou dizendo, inúmeras e inúmeras revisões sistemáticas, ensaios clínicos em vários lugares dizem que o farmacêutico reduz mortalidade em doenças crônicas”.

Ele ainda ressaltou que é preciso valorizar o farmacêutico para dar o próximo passo em relação aos indicadores de qualidade. “A gente tem que avaliar o que tem de evidência, como trabalha, o quanto trabalha e incluir isso nas propostas”.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.