ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

COMISSÕES ASSESSORAS / FARMÁCIA ESTÉTICA

 

Fotoproteção: mais que um cuidado, uma obrigação

Pacientes submetidos a tratamentos estéticos necessitam de uso correto de fotoprotetores, como uma extensão dos cuidados com o procedimento realizado

 

comissao estetica 001Aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos em que a ausência de fotoproteção pode comprometer o resultado final do tratamentoFundamentais na rotina diária de pessoas com todos os tipos de pele, a fotoproteção é um mandamento mais que obrigatório para quem se submente a tratamentos estéticos, seja por meio de clareamento, tratamento de rugas e linhas de expressão, redução de cicatrizes de acne ou hidratação. Em todos esses casos, o não uso ou uso incorreto do fotoprotetor significa que, independentemente do procedimento realizado, o paciente dificilmente terá o benefício completo.

São inúmeros os estudos que comprovam que os fotoprotetores protegem a pele contra os malefícios causados pelas radiações UVB, UVA e luz visível. A fotoproteção faz parte do protocolo de tratamento de quase todos os procedimentos estéticos, pois previne a degradação das fibras de colágeno e elastina, por meio da inibição da formação de enzimas conhecidas como metaloproteínases de matrix (MMP), reduz a formação de radicais livres, previne o aparecimento de manchas e mantém a barreira da pele mais coesa evitando a desidratação. 

Na avaliação do coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP, dr. Lucas Portilho, se um paciente busca um tratamento estético, de nada adianta realizá-lo e continuar agredindo a pele com excesso de radiação. “O excesso de raios solares pode causar aumento da produção de melanina, que posteriormente pode gerar uma mancha na pele, além de aumentar a produção de Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) que causam lesão no DNA. ”

Atualmente, os fotoprotetores no Brasil são muito bem formulados, tanto os industrializados, como os manipulados, explica o farmacêutico. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em 2012 a RDC 30, que exige testes específicos para fotoprotetores que garantam proteção contra os raios UVB e UVA. “Temos no Brasil matérias-primas extremamente potentes na absorção da radiação e os produtos estão com sensorial cada vez mais adequados à pele do brasileiro. ”

comissao estetica 002Importante seguir as recomendações do fabricante do filtro solar, como reaplicar sempre que necessário ou após sudorese excessiva Cuidados na aplicação

Alguns cuidados devem ser levados em consideração antes de aplicar um fotoprotetor após procedimentos estéticos. Produtos com alta concentração de álcool não são recomendados, pois podem ocasionar ardência na pele do paciente. Após a técnica do microagulhamento, na qual são utilizadas agulhas que podem aumentar a permeação de substâncias, não é indicado o uso imediato de fotoprotetores, com o intuito de evitar a permeação dos componentes dos produtos. 

Orientação fundamental 

É fundamental que o profissional indique o uso correto do produto em relação à quantidade aplicada, caso contrário, o resultado do tratamento pode ficar comprometido. “Um exemplo que posso citar é um estudo que comprovou que, quando aplicado incorretamente, um fotoprotetor com FPS 30 pode cair para FPS 8.8”, afirma o dr. Lucas Portilho. “Dessa forma, é importante que o profissional oriente seu paciente a aplicar corretamente e reaplicar o filtro sempre que necessário, após sudorese intensa ou conforme indicado na rotulagem. Atualmente, existem produtos com oito e 12 horas de efetividade, mas volto a ressaltar que sem a aplicação da quantidade correta, o uso do filtro não funcionará adequadamente. ” 

Por Renata Gonçalez 

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.