PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS
     

ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

PALESTRA INTERNACIONAL

 

Evento destaca importância das pesquisas na Medicina Tradicional & Complementar

 

palestra imt 001O mercado da Medicina Tradicional & Complementar (MT&C) cresce 15% ao ano. Dessa forma, é importante que a sociedade, principalmente a ocidental, avance com seus estudos e pesquisas para ampliar as possibilidades de tratamentos, assim como tenha capacidade de medir a eficácia e atualizar suas terapias.

Para promover um importante debate em relação ao assunto, o CRF-SP e o Instituto de Medicina Tradicional (IMT) promoveram no dia 29 de agosto a palestra internacional Metodologias de Investigação em Medicina Complementar, ministrada por Frederico Carvalho, diretor do IMT em Portugal e Macau, que destacou os objetivos de produzir conhecimento na área de Medicina Tradicional e Complementar. “É importante para formular políticas públicas, fortalecer a segurança, qualidade e a eficácia por meio de regulamentação e promover saúde pública por meio da integração de serviço de Medicina Tradicional & Complementar”, afirmou.

Ele destacou que, diferentemente do que ocorre na medicina convencional, na qual a avaliação é feita antes do tratamento se tornar amplamente disponível, em que há uma estrutura acadêmica consolidada de investigação e, principalmente, financiamento público e da indústria, na Medicina Tradicional & Complementar a avaliação é feita apenas se existir uso frequente da terapia, o tratamento é diversificado devido a sua individualização, é quase inexistente uma estrutura acadêmica de avaliação e há pouco financiamento.

Na mesma linha, a Organização Mundial da Saúde publicou recentemente estratégias para o setor que devem ser implantadas até 2023, as quais pretendem facilitar a integração da MT&C nos sistemas públicos de saúde, produzir guias de orientação, estimular a pesquisa estratégica, promover o uso racional baseado em evidência e mediar a informação em MTC atuando como um centro de informação.

Por Mônica Neri 

 palestra imt 002Dr. Marcelo Buzanelli, dr. Marcos Machado, Frederico Carvalho, dr. Carlos Alberto Kalil Neves, dr. José Trezza Neto e dr. Antônio Yoshinobo Iwasak

  

 

     

     

    farmacêutico especialista