ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

II ESPAÇO ÂMBITO FARMACÊUTICO

 

Cinco comissões assessoras debatem temas de interesse para o fortalecimento da profissão

 

A segunda edição do Espaço Âmbito Farmacêutico aconteceu no dia 20/08, no Novotel Jaraguá, na capital. Na ocasião, o CRF-SP reuniu farmacêuticos de cinco áreas em quatro eventos simultâneos em um mesmo dia e local, onde foram realizadas discussões sobre pesquisa clínica e farmácia clínica, distribuição e transporte, plantas medicinais e fitoterapia e farmácia.

O evento deu continuidade ao encontro com o mesmo formato realizado no mês de junho. Esse modelo visa integrar as áreas, assim como valorizar o trabalho das Comissões Assessoras, que se empenham nas discussões voltadas ao fortalecimento da profissão.

espaco ambito 001
II Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia Clínica

Os especialistas procuraram debater e encontrar pontos complementares entre as áreas e o desafio de traduzir dados clínicos em estudos científicos. Na avaliação do dr. Wallace Luiz Moreira, coordenador da Comissão Assessora de Pesquisa Clínica e um dos organizadores do encontro, o conteúdo apresentado foi singular e inovador, com análises de vanguarda realizadas por profissionais líderes de opinião.

Como destaque, o painel: “Pesquisa clínica e farmácia clínica: onde estamos e para onde vamos?” fez uma análise sobre a evolução técnica e regulatória das áreas e da contribuição, ao longo do tempo, dos serviços farmacêuticos para a redução da mortalidade relacionada aos medicamentos, o tempo de permanência hospitalar e o custo dos cuidados.

  

espaco ambito 002

II Fórum de Farmacêuticos em Distribuição e Transporte

O evento destacou apresentações sobre a atuação do farmacêutico em recintos alfandegados, controle de qualidade, fracionamento e logística, indicadores operacionais e da qualidade, além da regulamentação do setor.

A coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SP, dr. Fabiana Palma, afirmou que 95% dos insumos farmacêuticos utilizados no Brasil são importados, ou seja, o Brasil é totalmente dependente de países como Índia e China, por isso, é fundamental que o farmacêutico conheça os trâmites de importação para atuar nessa área. “Por causa da crise, alguns insumos deixaram de ser importados e, como consequência, alguns medicamentos deixaram de ser fabricados, aos poucos a situação está voltando ao normal”, afirma.

 

espaco ambito 003

 

II Seminário de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Foram realizadas duas palestras sobre controle de qualidade de plantas medicinais, cujos conteúdos se complementaram e trouxeram informações ainda desconhecidas para muitos participantes. Exemplo disso foi a abordagem realizada pela dra. Edna Myiake Kato acerca do impacto de questões ambientais sobre as plantas medicinais. Explicou a palestrante que a passiflora, de acordo com estudos recentes, deixou de produzir alguns alcaloides importantes na fabricação de fitoquímicos devido à influência do clima, se comparado a décadas passadas.

Também foram destaques as palestras sobre suplementos e fitocosméticos. A dra. Lucyanna Kalluf, farmacêutica e nutricionista, afirmou que cerca de 54% da população faz uso  de suplementos no Brasil e esse número é crescente, sendo os mais utilizados aqueles que contêm ômega 3, goji berry, whein protein, fibras probióticas e aminoácidos (BCAA). Do lado dos fitocosméticos, entre os mais utilizados no Brasil estão ginko biloba, centella asiática e fitoesteróis de isoflavona de soja.

 

espaco ambito 004

 

Workshop Realidade dos Serviços Farmacêuticos

O evento organizado pela Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP debateu questões práticas sobre os serviços, assim como a implantação de consultórios, modelos de prescrição farmacêutica e a implantação dos serviços em farmácia.

Um exemplo foi o relato do dr. Filipe Tobias, especialista em atenção farmacêutica e farmacoterapia, que apontou como superou os impedimentos encontrados na implementação dos serviços na rede de farmácia em que atua. 

Ao ser contratado, o estabelecimento estava focado apenas no comércio de medicamentos. Foram apresentados, então, para os gestores, propostas para um trabalho clínico, apontando as tendências como a Farmácia Estabelecimento de Saúde, a própria Farmácia Clínica e como atender todas as necessidades do paciente, ultrapassando a dispensação de medicamentos. Outra característica importante foi conhecer todas as legislações ligadas ao setor para não ter problemas com a Vigilância Sanitária e outros órgãos fiscalizadores. 

 

espaco ambito 005

 

 

 
 
 

     

     

    farmacêutico especialista

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.