ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 127 - AGO - SET - OUT / 2016

MENSAGEM DA DIRETORIA

Tecnologia e farmácia clínica: O futuro já começou

A prática farmacêutica está se transformando com as novas tecnologias. Entre as novidades, medicamentos estão sendo pesquisados com a contribuição de nanopartículas com propriedades bactericidas, viricidas e com capacidade para induzir a morte de células tumorais in vitro.
Mais uma novidade que está sendo implantada no país é a da biotecnologia, que já contribuiu para o Brasil produzir o primeiro insumo farmacêutico ativo biotecnológico, obtido a partir da nossa biodiversidade.
Outro projeto ousado é o de um laboratório, também brasileiro, que está construindo uma planta de biofármacos para produzir medicamentos biológicos e biossimilares à base de anticorpos monoclonais.
As tendências tecnológicas, no entanto, perpassam as necessidades de grandes investimentos. Afinal, quem hoje não faz uso de aplicativos de celulares e tablets, muitos deles gratuitos, para facilitar suas vidas?
O arsenal de aplicativos é enorme. São guias de medicamentos, de exames, notícias ligadas à Farmácia, bulas, procedimentos do SUS, dentre outros.
Mas não é apenas em termos de tecnologia que a Farmácia e a saúde têm avançado no Brasil. Nos últimos anos, conquistas recentes, como a da Lei 13.021/14, que transformou definitivamente o conceito da farmácia em estabelecimento de saúde, ampliaram as atividades do farmacêutico, principalmente na questão clínica, desenhando para um futuro promissor em questão de valorização do profissional pela sociedade.
Nesse sentido, no último Dia Internacional do Farmacêutico (25 de setembro), farmacêuticos do Estado todo se reuniram em uma ação simultânea para prestar serviços de saúde para a população como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e hepatite C, orientação sobre o uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos, informação sobre distribuição de medicamentos pelo SUS, auriculoterapia, riscos da obesidade, interpretação de exames laboratoriais, homeopatia, fitoterapia e plantas medicinais. Um trabalho conjunto que somou mais de 13 mil atendimentos e que fizeram a diferença na vida dessas pessoas.
Também foi lançada pelo CRF-SP uma campanha publicitária para celebrar a data, com o mesmo objetivo de valorizar a profissão. A campanha, que teve veiculação na TV, em rádios, jornais e painéis espalhados pelo metrô de São Paulo, ganhou fama na internet e milhares de farmacêuticos estamparam em seus perfis e na rede oficial do Conselho a vontade de transmitirem seus conhecimentos. No fim das contas, o que mais se quer é que todos saibam o quanto ‘Faz bem ouvir seu farmacêutico’!