ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

MENSAGEM DA DIRETORIA

 

 

 

Sempre a postos pela saúde

     

 

 

Onde está o farmacêutico no meio desta epidemia de dengue, zika e chikungunya que assola o nosso país e põe o mundo inteiro em alerta? Na reportagem de capa desta edição da Revista do Farmacêutico, a resposta é: está em todos os lugares.

Na pesquisa e produção de vacinas, lá estão os nossos colegas trabalhando para descobrir a cura por meio de uma vacina que proteja a população. No posto de saúde, na farmácia, na logística e distribuição de medicamentos às regiões mais remotas do Brasil, os farmacêuticos são operários incansáveis da saúde.

Foi sob esse princípio que o CRF-SP resolveu reforçar, em 2016, a campanha Farmacêuticos contra a Dengue que foi lançada no ano passado, incluindo a Zika e Chikungunya.

O relançamento da campanha não se limitou a incluir os outros dois males transmitidos pelo mosquito Aedes aegypt. Envolveu esforços para ampliar o treinamento inclusive com especialistas em epidemiologia. O resultado foi um programa que despertou a atenção não apenas dos colegas, mas também de autoridades públicas de saúde.

Prefeituras como as de Mogi Guaçu, localizada a 166 km da capital, Presidente Venceslau, a 564 km, e Conchal, a 173 km, firmaram parcerias com o Conselho para capacitar farmacêuticos de seus municípios.

O objetivo do treinamento é óbvio: os sintomas da dengue, zika e chikungunya estão entre os que fazem os pacientes procurarem o balcão da farmácia atrás de analgésicos, antitérmicos e outros medicamentos. São sintomas parecidos com os de uma gripe comum. Assim, capacitar o farmacêutico, atualizando-o sobre essas doenças e estabelecendo protocolos de encaminhamento ao sistema de saúde, passa a ser extremamente valioso nessa situação de emergência na saúde pública.

Em toda e qualquer epidemia – inclusive a da gripe H1N1, que ressurgiu para tornar ainda mais complicada a frágil saúde do brasileiro - enfim, em situações de alerta como a que vivemos, não há medicamento melhor do que a informação. E, estar munido de conhecimento, é o que faz diferença entre os profissionais de saúde.

Para ser identificado pela população como um profissional útil e indispensável, é preciso principalmente ser detentor de conhecimento relevante. Por isso, farmacêutico, se você ainda não passou pelo treinamento, não perca o seu tempo. Faça-o.

É dessa forma que a pergunta de abertura deste artigo será feita por todo e qualquer paciente que entrar na farmácia: onde está o farmacêutico?

 

 

 

 

 

   

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.