ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

FARMACÊUTICO NA PRAÇA

 

No sexto ano de vida, ação se renova e busca ampliar o alcance

 

Pátio do Colégio, no centro de São PauloPátio do Colégio, Centro de SP: endereço histórico é o local escolhido para receber a ação em 24 de setembro, em homenagem ao Dia Internacional do FarmacêuticoUm projeto que nasceu tímido, porém pioneiro na ideia de levar atendimento farmacêutico a espaços públicos, e que se consolidou como a maior ação voluntária promovida pelo CRF-SP para cuidar da saúde da população e mostrar à sociedade o trabalho do farmacêutico. Assim é o Farmacêutico na Praça, que chega ao sexto ano mobilizando profissionais de todas as regiões do Estado com ações promovidas sazonalmente na capital e nas seccionais, além do grande evento organizado de forma simultânea em diversas localidades em setembro, como parte das homenagens ao Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado no dia 25.
Os números, por si só, revelam a grandiosidade da ação. Em 2015, ao todo foram 19.749 atendimentos realizados por 498 farmacêuticos com o apoio de 501 acadêmicos de Farmácia. Desse contingente, 9.902 atendimentos ocorreram na ação simultânea de setembro, realizada em 21 cidades, além da capital, num sábado dedicado à cidadania e à prestação de serviços farmacêuticos.
Diversos farmacêuticos e farmacêuticas atendem pessoas da comunidade em uma tenda branca ao ar livreFarmacêutico na Praça promovido em parque da capital; orientação farmacêutica é o grande diferencialComo está incorporado às atividades em homenagem ao Dia Internacional do Farmacêutico, o evento simultâneo é aguardado em muitos municípios e já vem sendo planejado pelas áreas responsáveis no CRF-SP. Neste ano, a ação será em 24 de setembro (sábado). Na capital, o Farmacêutico na Praça será, pela primeira vez, em um lugar histórico do Centro, o Pátio do Colégio, na região da Sé, um sítio arqueológico considerado o marco zero da cidade de São Paulo.
Os farmacêuticos que se voluntariam a participar das ações recebem um treinamento e material técnico de apoio, com procedimentos operacionais padrão para a realização dos serviços oferecidos.
Além da orientação farmacêutica, teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, as comissões assessoras do CRF-SP participam oferecendo outros serviços como: auriculoterapia, orientação sobre exames laboratoriais, descarte correto de medicamentos, acesso a medicamentos no SUS, teste de hepatite C, orientações sobre homeopatia e fitoterapia, dentre outros.

 

PARTICIPE TAMBÉM

 

Quer fazer parte do Farmacêutico na Praça em sua cidade? Entre em contato com a seccional do CRF-SP mais próxima ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Por Renata Gonçalez

 

 

 

     

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.